Que tal criar arranjos de plantas em forma de esferas que podem ser colocadas sobre um prato ou pendentes? Aprenda a técnica kokedama, que significa bola de musgo, ensinada pela bióloga Luciana Oliveira, paisagista da Flor de Oliveira. Variação do bonsai, o método de cultivo criado no século 17 é mais simples de manter.
Você vai precisar de:
Muda de planta saudável com as raízes íntegras - no caso foi utilizada orquídea
Musgo - pode ser da espécie sfagnum
Prato, água
Substrato
Barbante
1) Separe uma quantidade de musgo sobre um prato (para uma bola de 8cm de diâmetro, espalhe o equivalente a 30cm de diâmetro). Deixe hidratar por alguns minutos. Se o musgo não absorver toda a água, retire o excesso. Distribua o musgo hidratado em formato redondo, formando um tapetinho.
2) Retire a muda da orquídea do vaso, preservando o substrato (terra e cascas de pinus) ao redor das raízes. Coloque a planta sobre o tapetinho, levantando o musgo ao redor do substrato, pressionando levemente até formar uma bola.
3) Pegue o barbante e comece a enrolar ao redor da bola de musgo, preenchendo bem os espaços até que fique firme. Para finalizar, dê um nó no barbante. Coloque a planta sobre a mesa para que fique em pé sobre um prato decorativo ou utilize como pendente, utilizando fios coloridos.
Dicas: molhe quando estiver leve, seco. Em um recipiente com água, coloque o Kokedama e deixe submergir. Retire e escorra o excesso de água. Quando a planta perder seu viço, utilize adubo líquido diluído, conforme instruções da embalagem. Primeiro, porém, ele deve ser submerso somente em água para posteriormente ser mergulhado na solução com adubo.
Plantas que se adaptam à técnica:
Ao sol: suculentas, azaleia, rosa do deserto, flor érica e pequenos arbustos
Luz indireta: orquídea denfal
À sombra: riphysalis, dólar, palmeira chamaedórea, bromélia, antúrio, alocásia e xanadu