O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas em parte do Rio Grande do Sul. As regiões afetadas incluem Missões, Noroeste, parte do Norte, Região Central, Vales, Fronteira Oeste e parte do Sul.
O alerta começou às 13h desta segunda-feira (4) e segue até as 10h de terça-feira (5). De acordo com o Inmet, há previsão de chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h. A recomendação é de atenção para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A população deve evitar buscar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao risco de queda de galhos e de descargas elétricas. Também é aconselhável evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Instabilidade
Segundo a Climatempo, a instabilidade é provocada pela circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera e pela atuação de uma baixa pressão no Paraguai. Além disso, ventos em baixos níveis atmosféricos aumentam o fluxo de umidade no Centro do país.
Assim, com a passagem afastada de uma frente fria no oceano, na altura do Rio Grande do Sul, o ar quente e úmido deve favorecer a formação de instabilidades entre a Fronteira Oeste e o Sul do Estado, com risco de temporais.