Você já se perguntou o que há sob a Antártida Oriental? Cientistas mapearam a paisagem antiga sob o gelo e fizeram algumas descobertas fascinantes, conforme divulgou a Universidade de Durham, na última terça-feira (24). Os resultados do estudo também foram publicados na revista Nature Communications.
Liderados pelas universidades de Durham e Newcastle, na Inglaterra, os pesquisadores utilizaram dados de satélite e técnicas de ecossondagem para mapear uma área de 32 mil quilômetros quadrados de terra sob a vasta camada de gelo. Eles descobriram uma paisagem que parece ter sido formada por rios há pelo menos 14 milhões de anos e possivelmente antes do crescimento inicial do gelo da Antártida, há cerca de 34 milhões de anos.
— Grande parte do meu trabalho se concentrou na compreensão dos padrões de evolução da paisagem a longo prazo na Antártida Oriental — afirmou Stewart Jamieson, do departamento de Geografia da Universidade de Durham e principal autor do estudo.
Conforme o estudo, a paisagem foi formada por rios antes da formação do manto de gelo durante um período de glaciação. Nessa fase de grande resfriamento, foi dissecada por geleiras na margem de um manto de gelo restrito.
"Esta paisagem recém-descoberta consiste em antigos vales e cordilheiras, semelhantes em tamanho e escala à paisagem glacialmente modificada do Norte de Gales, no Reino Unido", disse a instituição de ensino em comunicado.
A descoberta fornece informações importantes sobre a história inicial e de longo prazo da camada de gelo da Antártida Oriental — uma das duas principais regiões do continente, localizada no lado do Oceano Índico das Montes Transantárticos e compreendendo Terra de Coats, Terra da Rainha Maud, Terra de Enderby, Terra de Mac Robertson, Terra de Wilkes e Terra de Vitória.
O trabalho, acreditam os pesquisadores, também ajudará a compreender ou dar resposta às futuras mudanças climáticas.
A descoberta se baseia em trabalhos anteriores desta equipe que, em colaboração com outros investigadores, mapeou cadeias de montanhas escondidas, sistemas de desfiladeiros e lagos sob o gelo na Antártida.
"Embora a paisagem por baixo da camada de gelo não seja visível a olho nu, as imagens de satélite captadas sobre a região mostram pequenas ondulações na superfície da camada de gelo que fornecem pistas sobre o que existe por baixo", destaca a universidade.
Em alguns locais, a existência da paisagem foi confirmada por meio da utilização de ecos de rádio emitidos por aviões (que sobrevoaram o local) para ver através do gelo e mapear a forma da terra por baixo da camada de gelo.
A equipe de investigação propõe que é provável que existam outras paisagens antigas, ainda não descobertas, escondidas sob o manto de gelo da Antártida Oriental.