As temperaturas altas e o tempo firme dão adeus ao Rio Grande do Sul, que passa a sofrer ação de uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica. O resultado destas duas condições faz com que o Estado registre fortes temporais e tempo instável nos próximos dias.
Na Fronteira Oeste, a chuva já chegou com intensidade. Somente na quarta-feira (20), choveu 53 milímetros em Quaraí, ou seja, 40% do esperado para todo o mês de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Alegrete, o cenário não foi diferente. A cidade registrou acumulado de 48 milímetros em um dia, o que corresponde a 27% da média mensal para o município, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Fábio Luengo, meteorologista da Somar, afirma que a sexta-feira (22) será marcada pela baixa amplitude térmica, temperatura amena, em torno dos 20°C em praticamente todo o Estado, e pela forte chuva:
— A instabilidade vai se espalhar por todo o Rio Grande do Sul. A chuva ocorrerá ao longo de todo o dia, com moderada à forte intensidade, vendavais e expressiva queda de temperatura. Os ventos podem alcançar os 66 km/h em Quaraí, entre sexta-feira e sábado (23). Há também alerta de ressaca para todo o litoral gaúcho, com as ondas podendo alcançar os três metros de altura.
Dias chuvosos
A frente fria que avança pelo Estado causará grande impacto também no Noroeste. Em Cruz Alta, os prognósticos apontam que, na sexta-feira, choverá 100 milímetros, sendo que a média para o mês é de 157 milímetros. A expectativa ainda é de que na Fronteira Oeste, na Campanha e na Região Central do Rio Grande do Sul, os acumulados possam chegar, até mesmo, aos três dígitos no final de sábado.
No primeiro dia do fim de semana, as regiões Central e Metropolitana devem registrar 30 milímetros de precipitação. A chuva deve ser fraca em praticamente todo o território — a exceção é a Região Sul, que terá chuva intensa, diz Luengo, que pontua o possível acontecimento do fenômeno chamado de chuva congelada:
— A chuva cai de forma líquida e ao tocar uma superfície, congela. Isso será percebido nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul. Em todo o território gaúcho, o início do final de semana será com tempo fechado, e chuva intensa na região sul do Estado, devido à influência do sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Litoral.
Outro destaque para o sábado é o fenômeno conhecido como mínima invertida, que é quando a temperatura mínima acontece no turno da noite e não ao amanhecer. Em Cambará do Sul, na Serra, a expectativa é de que os termômetros fiquem na casa dos 5°C à noite.
Por fim, no domingo (23), o avanço de um sistema de alta pressão atmosférica garante um dia com tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens sobre praticamente todo o Estado. Na Região Norte, Serra, Litoral Norte e Região Metropolitana, ainda há previsão para chuva isolada, devido aos resquícios de umidade deixados pela frente fria.
Porto Alegre: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 19°C e máxima de 24°C
Pelotas: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 19°C
Caxias do Sul: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C
Santa Maria: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 20°C
Santa Rosa: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 13°C e máxima de 23°C
Erechim: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 16°C e máxima de 23°C
Uruguaiana: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 11°C e máxima de 20°C
Torres: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Rio Grande: chuvas intercaladas com períodos de tempo nublado. Mínima de 16°C e máxima de 19°C
Mostardas: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 17°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 15°C e máxima de 22°C
Bagé: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 14°C e máxima de 18°C
Tramandaí: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Xangri-Lá: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
Capão da Canoa: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 18°C e máxima de 22°C
São Borja: chuvas a qualquer hora do dia. Mínima de 12°C e máxima de 21°C