Com mais de 185 mil viagens feitas desde setembro do ano passado, o Bike Poa, sistema de aluguel de bicicletas em Porto Alegre, terá sete novas estações a partir de sábado. Elas estão localizadas na rua Cabral com São Manoel, bairro Rio Branco, Mostardeiro com Goethe, no Moinhos de Vento, Parcão, Praça da Encol, rua Rômulo Telles Pessoa, no bairro Petrópolis, Botafogo com Getúlio Vargas, no Menino Deus e avenida Chuí com Icaraí, no Cristal. Com isso, Porto Alegre passa a ter 350 bicicletas públicas disponíveis em 35 estações.
Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, até o fim do mês que vêm, serão inauguradas mais cinco estações, totalizando 40, com 400 bicicletas.
Enquanto aumenta o número de bicicletas circulando pela cidade, os carroceiros e carrinheiros começam a ter os dias contados. A partir do dia primeiro de setembro, a EPTC inicia o processo de monitoramento e orientação aos carroceiros para que não transitem mais na chamada zona 1, entre a avenida Ipiranga, no trecho da avenida Beira-Rio e Antônio de Carvalho até o extremo Zona Sul. A partir do dia 1º de outubro, quem for flagrado terá a carroça ou o carrinho recolhido pela EPTC, explica Capelari.
Segundo o coordenador do programa Todos Somos Porto Alegre, Fernando Mello, os carroceiros já estão sendo comunicados e hoje há cerca de 1.102 pessoas cadastradas. Ao entregar os veículos e o animal, os carroceiros ou carrinheiros recebem uma indenização que supera R$ 1.500. Além disso, recebem uma bolsa qualificação para fazer curso e depois se inserir no mercado de trabalho, através de um convênio com o Sistema Nacional de Emprego (Sine). Para os analfabetos, que não possuem condições de fazer cursos, há vagas nas unidades de triagem do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que são remuneradas, mas sem carteira assinada.
Gaúcha
Porto Alegre terá mais bicicletas e menos carroças
Capital contará com mais sete estações do Bike Poa a partir de sábado e fiscalização contra tráfego de carroças começa em outubro
Felipe Daroit
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: