O governador Tarso Genro promove ato simbólico nesta manhã para marcar a extinção do polo de pedágio na RS-122, em Farroupilha. Na madrugada, a concessionária Convias retirou as cancelas do local. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o governador se disse satisfeito com o ato da empresa que, para ele, cumpriu decisão judicial. Tarso ressaltou que a extinção da cobrança em Farroupilha era um dos itens do programa de governo.
- Esse ato na verdade tem uma dimensão simbólica, porque aquele pedágio sintetiza toda uma visão de política pública que foi vigente naquela época. Aquele pedágio se transformou em uma agressão à população, ninguém gosta daquele pedágio. Quando estávamos em disputa para o governo do Rio Grande do Sul, nós dissemos, até tem programa gravado, esse aqui vai terminar, vamos adotar outro modelo.
A extinção do polo de Farroupilha deve injetar R$ 52 milhões na economia da região. A estimativa é do governador. Tarso Genro reforçou que a intenção do governo é criar um modelo de cobrança de pedágio com controle público, por meio da Empresa Gaúcha de Rodovias, que deverá submeter ações e decisões à avaliação da população. O objetivo, segundo Tarso, é garantir a prestação de um serviço de qualidade com preço menor.
Tarso disse que nas estradas que serão assumidas pela EGR. a prioridade é manter e melhorar a conservação. Adiantou que vai conversar com as concessionárias para tratar da transição e garantiu que a Brigada Militar e o Samu vão garantir o atendimento em caso de acidentes.
Sobre possíveis ações judiciais movidas pelas concessionárias, Tarso disse que vai fazer a contestação, já que levantamento do governo revela que as empresas não cumpriram obrigações contratuais. O governador revelou ainda que o Estado deverá cobrar na justiça que as concessionárias devolvam os valores referentes à cobrança de pedágio desde março deste ano. Tarso Genro reforçou, no entanto, que vai tentar uma negociação para evitar uma longa disputa judicial.
Rodovias federais
Tarso disse que o governo federal garantiu a ele que vai fazer a manutenção das rodovias federais logo após o término das concessões. O ministro dos Transportes, César Borges, deve vir ao Rio Grande do Sul no próximo dia 19, quando vai expor ao governo do Estado as medidas que a União vai tomar nesse sentido.
- O governo federal não desistiu dos pedáguos, o que está fazendo nesse momento é a revisão do sistema, assim como estamos fazendo no Rio Grande do Sul e tal qual foi feito durante o governo Lula e depois durante o governo Dilma; está reorganizando o sistema de pedágios, baixando custos, e outorgando responsabilidade maior às empresas com uma fiscalização maior, disse Tarso Genro.
Gaúcha
Pedágio de Farroupilha era agressão à população, diz Tarso Genro
Governador se disse satisfeito com decisão de concessionária, que retirou as cancelas do local na madrugada
Marcela Panke
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: