A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), divulgou acidentalmente um áudio que deixou os internautas preocupados nesta quarta-feira (12). Na gravação, os astronautas estavam encenando um episódio de descompressão, condição causada pela rápida mudança na pressão atmosférica.
Em publicação no X (antigo Twitter), a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) afirmou que não há nenhuma emergência e que o vídeo tratava apenas uma simulação.
Segundo o g1, o conteúdo, transmitido ao vivo pelo canal da Nasa no YouTube, continha o áudio de uma voz feminina dando orientações a um membro da tripulação sofrendo com os efeitos da descompressão. "Esse áudio foi inadvertidamente roteado incorretamente de uma simulação em andamento, na qual os membros da tripulação e as equipes em terra treinam para vários cenários no espaço", esclareceu a ISS.
No áudio, a astronauta pede para verificar o pulso e fornecer oxigênio para o paciente da simulação. Os internautas ficaram com medo de que o episódio fosse uma emergência real. Mas, segundo a ISS, "todos permanecem saudáveis e seguros". Na publicação de explicação, centenas de usuários do X comentaram estar aliviados e felizes por saber que os tripulantes estavam bem.
A Nasa, contudo, não republicou o áudio.