O TikTok, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, está prestes a ser banido dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (24), o presidente, Joe Biden, sancionou um projeto de lei que determina que a empresa chinesa ByteDance, responsável pela plataforma, repasse a operação da rede social para uma empresa norte-americana em até 270 dias. As informações são do portal g1.
Conforme o governo dos Estados Unidos, o TikTok representa risco à segurança nacional por coletar dados confidenciais dos norte-americanos. Há temor de que a China realize atividades de espionagem a partir dos dados de mais de 170 milhões de usuários da rede social nos Estados Unidos, acusação negada pelo TikTok. A empresa é acusada de coletar informações confidenciais dos usuários.
Embasado nisto, o projeto de lei determina que uma empresa norte-americana assuma o controle da plataforma nos Estados Unidos. A ByteDance recebeu um prazo de até 270 dias, que pode ser prorrogado por mais 90, para vender a rede social.
Caso não haja acordo, o TikTok será banido dos Estados Unidos e retirado das lojas de aplicativos da Apple e do Google, App Store e Google Play, respectivamente.
Shou Zi Chew, presidente-executivo do TikTok, publicou um vídeo após o projeto de lei ser sancionado e disse que a Constituição está ao lado da empresa chinesa.
— Fiquem tranquilos, não vamos a lugar algum. Os fatos e a Constituição estão do nosso lado e esperamos prevalecer novamente — expressou.