O fotógrafo Leonardo Sens, que mora em Niterói, no Rio de Janeiro, publicou no domingo (4) em suas redes sociais uma imagem produzida por ele que, pelo enquadramento, aparenta que o Cristo Redentor está segurando a Lua. Pouco tempo depois de compartilhar o seu trabalho e ao longo da semana, a foto viralizou nas redes sociais. No Instagram, o registro conta com mais de 383 mil curtidas.
Em entrevista a GZH, Leonardo revelou estar feliz com a repercussão e contou que jamais imaginou que um trabalho produzido por ele fosse ganhar proporção em nível nacional.
— Eu esperava que a foto fosse compartilhada aqui pelos canais que já sigo em Niterói. Na maioria das vezes eles publicam minhas fotos. E realmente não esperava que fosse viralizar para canais de TV, colunas da internet, Twitter. Foi impressionante — afirmou.
O fotógrafo também revelou que planejava essa fotografia há três anos mas, por algumas razões, nunca havia conseguido obter o resultado desejado.
— Em 2021, não consegui enquadrar corretamente. Em 2022, estava nublado no dia. E agora, finalmente, consegui fazer a foto — relembrou.
Do planejamento à execução
Com a finalidade de descobrir qual a melhor época do ano para obter o registro fotográfico, Leonardo estudou a posição da Lua para saber quando ela estaria alinhada com o monumento carioca. Além disso, ele consultou, em aplicativos no celular, a previsão do tempo para obter informações de como estaria a luminosidade natural do dia pretendido e descobrir se o céu não estaria muito encoberto por nuvens, o que dificultaria o trabalho.
Inicialmente, o plano do carioca era produzir a imagem no sábado (3), mas nesse dia o tempo estava nublado. Em razão disso, ele precisou adiar o registro para domingo.
A famosa imagem foi obtida no início da manhã de domingo e a foto foi feita da Praia do Icaraí, em Niterói, a 11 quilômetros de distância do Cristo Redentor e do Corcovado.
— Fotografei com uma lente 600mm, na abertura de 7.1 e velocidade de 1/400 — detalhou, com relação às configurações da câmera para a obtenção da fotografia.
Durante o processo, Leonardo utilizou um tripé para dar sustentação ao equipamento fotográfico. Além disso, enquanto da nossa perspectiva o satélite natural ia "descendo" no céu (na verdade o que ocorre é a mudança de posição do astro em relação à Terra por causa do movimento do planeta), o carioca se movimentava para os lados para obter o enquadramento desejado.
O fotógrafo
O autor da imagem que ficou famosa começou a fotografar com câmeras digitais em 2005. Na época, ele já gostava de produzir fotos da natureza, do céu e dos corpos celestes. Sete anos depois, com mais experiência no ramo, começou a atuar de forma profissional.
— Fotografar representa liberdade, tanto de criação quanto de vida — falou, sobre a paixão que sente pelo trabalho.
Apesar de atualmente trabalhar como fotógrafo profissional, Sens não esquece do início de sua trajetória e dos obstáculos que enfrentou. Para quem ainda fotografa de forma amadora e deseja se tornar um especialista na área, ele dá alguns conselhos, que de acordo com ele, gostaria de ter recebido na sua época.
— Não ter medo da câmera, de pegar e sair com ela pra experimentar as fotos, pesquisar as configurações e ir mexendo. É com a prática que você vai se aperfeiçoando e aprendendo. Também buscar por grupos de fotógrafos iniciantes na cidade e marcar encontros para troca de ideias — aconselhou.
Agora que cumpriu sua meta em fotografar a Lua e o Cristo Redentor na posição pretendida, Leonardo tem outros objetivos no seu trabalho.
— Pretendo fazer uma exposição das fotografias para venda e produzir novas fotos com a Lua nascendo pelo mar —revelou sobre alguns dos seus projetos futuros.
Trabalhos produzidos
Nas redes sociais, Sens compartilha as fotografias produzidas por ele e disponibiliza o contato para quem desejar fazer ensaios fotográficos e parcerias com ele. No Instagram, o fotógrafo conta com 60,3 mil seguidores.
Confira algumas imagens produzidas por Leonardo:
Produção: Filipe Pimentel