O sul da América do Sul, parte do Oceano Pacífico e parte do litoral antártico poderão conferir um eclipse solar parcial no próximo dia 30. No Rio Grande do Sul, apenas a região do oeste gaúcho terá a chance de visualizar entre 17h50min e 18h15min (horário de Brasília), mas há previsão de chuva e tempo nublado em partes do Estado.
Segundo o astrônomo Luiz Augusto L. da Silva, da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica, em nenhum ponto o eclipse será total, porque o cone de sombra lunar "erra" a superfície do globo terrestre, que é varrida apenas pelo cone de penumbra.
— O ponto de eclipse parcial máximo fica situado no oceano, na Passagem de Drake, a meio caminho entre o extremo sul da América do Sul, e a extremidade da Península Antártica. Ali, 64% do diâmetro solar poderá ser visto encoberto pela lua, correspondendo a um obscurecimento de 54% da área do disco — explica Silva.
De acordo com o astrônomo, o interessante deste eclipse é que a linha limite da região de visibilidade atravessa o Rio Grande do Sul, no sentido Sudeste para Noroeste, aproximadamente numa linha reta que conecta as cidades de Caçapava do Sul, Santa Maria, no centro do Estado, e Santo Ângelo, na região das Missões, prolongando-se em direção à Argentina (confira o mapa abaixo).
— Cidades situadas a leste daquela linha não verão eclipse nenhum. É o caso de Porto Alegre, e de outros municípios, como Caxias do Sul, Passo Fundo, São Sepé, Pelotas e Rio Grande — destaca Silva.
A melhor cidade do Rio Grande do Sul para ver o eclipse será Barra do Quaraí, localizada no extremo Oeste do Estado, junto às fronteiras com o Uruguai e a Argentina. Lá, o eclipse começará às 17h56min, e o Sol se põe às 18h15min, com um obscurecimento de 6.44% da área do disco solar.
Dependendo da cidade, a visualização deste eclipse poderá ser difícil sem a ajuda de um instrumento apropriado. Smartphones com câmeras com zoom poderão ser usados para fotografar o sol junto à linha do horizonte. Como regra geral, quanto mais para o Oeste, melhor será a visualização do fenômeno.
Em Porto Alegre, o último eclipse solar visível foi parcial, em 14 de dezembro de 2020, mas a visibilidade foi prejudicada pela presença de nebulosidade. O próximo também será parcial, na tarde de 14 de outubro de 2023, com obscurecimento máximo de 17.5% do sol. Eclipse solar total na capital gaúcha só mesmo em 8 de Janeiro de 2103, alerta Silva.