O rover Perseverance começou a coletar uma amostra de rocha em Marte, a primeira de cerca de 30 que deverão ser trazidas à Terra e analisadas nos próximos anos, anunciou a Nasa nesta sexta-feira (6).
A agência espacial norte-americana publicou fotos que mostram claramente, de um lado da sombra do veículo, um monte com um buraco no centro, o primeiro cavado pelo robô no planeta vermelho. "A coleta de amostras começou!", exclamou Thomas Zurbuchen, administrador associado para ciências da Nasa, no Twitter.
No total, o processo de coleta da amostra - do tamanho de um giz e lacradas em um tubo hermético - deve durar 11 dias. O objetivo é procurar sinais de vida antiga, como vestígios de micróbios fossilizados na rocha, mas também compreender melhor a geologia marciana.
A missão partiu da Flórida há pouco mais de um ano. O módulo, do tamanho de um grande SUV, pousou em 18 de fevereiro na cratera de Jezero, onde os cientistas acreditam que havia, há 3,5 bilhões de anos, um lago profundo. Esse seria um ambiente propício para a criação das condições necessárias para uma vida extraterrestre.
A Nasa prevê uma missão encarregada de trazer as amostras de volta à Terra por volta de 2030, com o objetivo de tê-las analisadas por instrumentos muito mais sofisticados do que os que podem ser levados a Marte hoje.