Com lançamento previsto para fevereiro de 2021, o satélite brasileiro Amazonia 1 foi embarcado para a Índia na manhã desta terça-feira (22). De lá, o primeiro equipamento de observação da terra completamente projetado e operado pelo Brasil será lançado ao espaço. As informações são da Agência Brasil.
Produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o satélite foi desmontado e levado por uma aeronave da empresa Emirates, um cargueiro Boeing 777F. O avião partiu de São José dos Campos (SP) rumo a Dacar, no Senegal, onde faria uma parada, para depois partir para Dubai, nos Emirados Árabes.
São várias carretas com os módulos de serviço, carga útil e equipamentos. O satélite tem quatro metros de comprimento, e no espaço vai ficar a uma altitude de 752 quilômetros. O Amazonia 1 vai auxiliar na observação e monitoramento do desmatamento da região amazônica.
O satélite terá a missão de fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento, especialmente na região amazônica. Com seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o Amazonia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A.
O Amazonia 1 é um satélite de órbita Sol síncrona (polar), que irá gerar imagens do planeta a cada cinco dias. Para isso, possui um imageador óptico de visada larga (câmera com três bandas de frequências no espectro visível e uma banda próxima do infravermelho) capaz de observar uma faixa de aproximadamente 850 quilômetros com 64 metros de resolução.