Com o aumento de preço dos combustíveis, opções de transporte que permitem viajar de forma confortável e gastando pouco tornam-se mais interessantes para os brasileiros. Entre algumas boas alternativas estão os serviços de carona compartilhada – que, além de não pesarem no bolso, podem render momentos divertidos, como bate-papos e algumas risadas.
Disponível para os usuários de Porto Alegre (RS) e em todos os outros municípios da região Sul do país, o 99Carona conecta pessoas que estão indo para diferentes locais, sejam eles próximos ou mesmo diferentes cidades, em jornadas mais longas. Caroneiro e carona podem realizar o trajeto juntos e dividir despesas como combustível e pedágios – o cálculo é feito automaticamente e informado antes mesmo do início da carona.
Disponível dentro do próprio app de passageiros da 99 (na aba 99Carona), a solução de transporte é diferente dos outros serviços oferecidos pela empresa, pois as viagens não são realizadas por motoristas parceiros, e sim por usuários que querem compartilhar seus próprios veículos casualmente com pessoas que precisam ir a destinos semelhantes.
Além de reduzir os custos das viagens, o 99Carona fomenta o senso de comunidade e a conexão entre caroneiros. De quebra, a opção é uma forma de preencher assentos vazios de veículos e reduzir o número de automóveis nas ruas, colaborando com o trânsito das cidades e com a diminuição da emissão de gases poluentes.
Importante ressaltar que, durante esse período de pandemia, o 99Carona está limitado a quatro pessoas no veículo, sendo um condutor e três caronas. Além disso, para contribuir ainda mais com a segurança de todos, orientações que incluem o uso de máscara, circular com os vidros abertos e higienizar as mãos são enviadas via app e fazem parte das orientações de segurança desenvolvidas para a empresa pela consultoria Sírio-Libanês.
● No Instagram do 99Carona é possível saber mais sobre as vantagens de compartilhar viagens
99Carona no Rio Grande do Sul
Desde o começo da operação, no início de 2021, o 99Carona cresceu quase 600% em volume de caronas nas cidades de Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). Segundo a companhia, já é possível observar um aumento expressivo de caronas na capital gaúcha.
As cidades do Rio Grande do Sul aparecem entre os destinos mais procurados para essas rotas compartilhadas. O trajeto entre Florianópolis e Porto Alegre, por exemplo, é o mais popular. Percursos que partem da capital gaúcha em direção a cidades como Gramado, Canela e Caxias do Sul também figuram entre os mais buscados.
Como usar o 99Carona
O processo para encontrar uma carona pelo app da 99 é bem simples. Para o passageiro, basta publicar um pedido de viagem, indicando informações como endereço de embarque (que pode ser a casa do usuário ou um ponto de encontro mais conveniente) e o de destino. Também é possível conferir opções já divulgadas por condutores e verificar se há alguma que atenda a necessidade. O agendamento deve ser feito com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.
Quem quer oferecer caronas em seu próprio carro deve se cadastrar como condutor no site do 99Carona. É preciso compartilhar informações como CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documentos do veículo. Depois, basta esperar até dois dias úteis para que o cadastro seja aprovado. O serviço possui métodos rigorosos de confirmação, como verificação de antecedentes criminais e mais de 40 funcionalidades de segurança já utilizadas nos demais produtos oferecidos pela empresa em todo o Brasil.
O 99Carona não deve ser utilizado como forma de geração de renda, mas sim como forma de economia para trajetos em que o condutor já faria naturalmente – como ir para o trabalho ou para a faculdade. A divisão dos valores dos trajetos é calculada automaticamente pela 99 e os pagamentos podem ser realizados pelo próprio app, com cartão de crédito ou Pix. Há também a possibilidade de pagar em dinheiro ao condutor no fim do percurso.
● Condutores que querem compartilhar seus veículos casualmente podem se cadastrar no site do 99Carona