Um homem de 26 anos foi preso por suspeita de matar a companheira e de atirar contra a enteada no bairro Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre. O crime ocorreu por volta das 5h de segunda-feira (28), e o suspeito foi preso no mesmo dia, no final da tarde, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari.
De acordo com a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher da Capital, o homem possui antecedentes criminais, especialmente por furto de veículos e lesão corporal. O nome dele não foi divulgado.
A polícia aponta que, antes do crime, o investigado havia consumido álcool e drogas. Em seguida, passou a agredir a mulher e, depois, atirou três vezes contra ela. A vítima tinha 43 anos e morreu na hora.
A filha dela, de 13 anos, presenciou o crime e teria tentado proteger a mãe, sendo alvo de outros três disparos. A adolescente segue hospitalizada — não há informações sobre o estado de saúde.
Segundo a delegada Jeiselaure, casos de violência doméstica eram frequentes entre o casal. A mulher, porém, não chegou a registrar ocorrência ou solicitar medidas protetivas.
Para denunciar casos de violência contra a mulher use o Disque 100 ou contate o Disque-Denúncia pelo telefone 181. Além disso, há os Centros de Referência da Mulher, delegacias especializadas, Defensoria Pública e Promotoria de Justiça, inclusive on-line, pelo site do Ministério Público.