O Comando Militar do Sul terá uma nova frente a partir desta quinta-feira (30), com a transmissão de cargo para o general do Exército Valério Strumpf Trindade. Em entrevista ao Gaúcha Atualidade nesta manhã, o atual comandante, general Geraldo Antônio Miotto, falou sobre a troca e comentou a atuação militar durante a pandemia de coronavírus no país.
Miotto acredita que, sob o comando do general Trindade, que assumirá o cargo na quinta, às 11h, a atuação militar será "ainda mais positiva".
— O general Trindade é uma pessoa que conhece o Estado e dará continuidade ao trabalho que o Exército brasileiro vem fazendo. Tivemos muita sorte em encontrá-lo — afirmou.
Questionado sobre a situação atual do país, com as crises provocadas pela pandemia, Miotto reforçou que as equipes militares estão em atuação desde o Carnaval, em força-tarefa conjunta com a Marinha brasileira, Forças Aéreas e Defesa Civil. Segundo ele, há 8,5 mil militares trabalhando no Comando Conjunto Sul.
— O Exército não nega estribo à população. Nós temos mais de 350 viaturas em 20 pontos das fronteiras dos três países fazendo controle da imigração. Proporcionamos vacinação de caminhoneiros que precisam sair do país, fazemos a entrega de alimentos, vacinas e respiradores via transporte das Forças Armadas. Nossa logística é forte — observou.
O general ainda salientou que é necessário todo esse esforço em razão da possibilidade de agravação da pandemia, implicando nas condições de alimentação das famílias carentes. Miotto finalizou afirmando que a participação militar no governo é "normal", e que o objetivo principal é dar apoio para o combate ao coronavírus.