O Bairro Mathias Velho, em Canoas, terá o sistema de detecção de disparos de arma de fogo até o final do primeiro semestre de 2014. A expectativa é do prefeito Jairo Jorge, que concedeu entrevista ao Gaúcha Repórter. Atualmente, o Bairro Guajuviras já conta com os sensores de audiomonitoramento desde 2010. De acordo com o prefeito, desde 2009 o número de homicídios diminuiu 50% na região.
"Uma solução para o Mathias Velho deverá ser a implantação do ShotSpotter, o audiomonitoramento, que é o sistema implantado no Guajuviras. Cada vez que dispara a arma, em nove segundos chega a informação, em uma margem de erro de cinco metros. A polícia pode chegar ao local em um, dois minutos", explicou.
O Bairro Mathias Velho registrou pelo menos quatro homicídios na última semana. Outra medida utilizada pela prefeitura de Canoas, segundo Jairo Jorge, é o pagamento de uma bonificação aos policiais militares que atuam no município, pelo cumprimento de metas de redução da criminalidade. Em 2013, de acordo com o prefeito, o número desse tipo de ocorrência caiu 12%.