O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Alessandro Barcellos realiza, na manhã desta segunda-feira, uma vistoria no depósito SOS Esteio após a reportagem de Zero Hora flagrar furtos em veículos apreendidos pelos órgãos estaduais de segurança. O local poderá ser descredenciado pelo órgão após a conclusão da investigação administrativa.
- Dependendo do quadro que encontrarmos aqui, o CRD (Centro de Remoção e Depósito) pode ser descredenciado de forma definitiva - explica Barcellos.
GALERIA DE FOTOS: veja mais imagens da vistoria
Para operar, somente no mês de julho, o SOS Esteio recebeu o repasse de R$ 154 mil do Detran. Contudo, em outros meses o valor foi ainda maior. Entre abril e maio, teria chegado a R$ 190 mil. Segundo a administração do depósito, dois funcionários teriam sido demitidos em julho por outros motivos. O homem que aparece nas imagens de Zero Hora retirando o tacógrafo de um caminhão teria sido dispensado no sábado.
Além de Barcellos, o diretor-técnico do Detran Ildo Mário Szinvelski e mais duas equipes farão perícia nos veículos estacionados no terreno. Eles terão 90 dias para completar a investigação administrativa.
Equipes do Detran vistoriaram terreno nesta manhã
Foto: Ronaldo Bernardi
Após o recebimento do documento de interdição, que ocorreu nesta manhã, o depósito não poderá mais receber veículos. No entanto, os proprietários das cerca de 1,6 mil unidades terão o direito de retirá-las do local.
Os furtos documentados por ZH também são objeto de um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Roubo de Veículos, da Polícia Civil. Os funcionários do SOS Esteio surpreendidos furtando podem responder por peculato, que é apropriação ilícita de bens por parte de funcionários públicos. Mesmo não sendo servidores de carreira do Estado, eles atuam em função pública, explica a delegada Vivian Nascimento, que investiga o caso.
Mais de 73 mil veículos estão hoje recolhidos em depósitos oficiais do Estado. Desse total, cerca de 32 mil possuem restrição policial e/ou judicial - não podem, por enquanto, ser devolvidos aos seus donos. Em vídeo, vítimas deparam com fotos do furto no pátio do Detran: