A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou na terça-feira (19) uma nova vacina contra a mpox. O imunizante da farmacêutica japonesa KM Bilogics é o segundo a obter a aprovação.
A OMS informou que vai permitir o uso emergencial do LC16m8, para "facilitar um acesso maior e rápido a vacinas nas comunidades onde os surtos da doença se expandem".
A licença abre caminho para que autoridades aprovem e importem rapidamente o medicamento, a fim de distribuí-lo. O governo japonês se comprometeu a doar 3,05 milhões de doses da vacina à República Democrática do Congo (RDC).
A agência da ONU declarou em agosto emergência de saúde pública de importância internacional envolvendo a mpox, após um aumento do número de casos da variante 1b na RDC, que se estendeu a outros países. Neste mês um caso de nova variante foi registrado nos Estados Unidos. O Reino Unido havia registrado dois casos de transmissão local.
Essa e outras cepas já foram detectadas em 80 países neste ano, segundo a OMS, sendo a RDC o país mais afetado, onde foram registradas quase mil mortes e a maioria dos 39 mil casos suspeitos.