A Arquidiocese de Porto Alegre divulgou nota, nesta sexta-feira (18), recomendando que seja mantido o uso de máscaras pelos frequentadores de igrejas e espaços anexos.
No mesmo dia, a prefeitura da Capital publicou novo decreto a respeito do tema, tornando facultativa a utilização da proteção no rosto em locais fechados — com exceção do transporte público e de estabelecimentos de saúde, onde todos devem permanecer com o equipamento de proteção individual (EPI).
Assinado pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, o comunicado afirma que “avalia ser conveniente manter o uso de máscaras e outros cuidados preventivos, tais como a higienização das mãos, a ventilação e a limpeza dos ambientes”.
A arquidiocese diz estar “atenta à necessidade de promover o cuidado da saúde de todos, especialmente pessoas idosas, com comorbidades ou que não receberam vacinação completa contra o vírus da covid-19”.
Ao final, o texto sugere os mesmos procedimentos para as igrejas de municípios que seguirem normativa semelhante à de Porto Alegre nas próximas semanas.