Um vídeo que circula no WhatsApp mostrando o que seria a área de um hospital com leitos vazios está sendo equivocadamente atribuído ao Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.
Profissionais de saúde exibem cartazes com nomes enquanto fecham as cortinas dos boxes sem pacientes. Uma música religiosa é cantada e tocada ao violão por duas pessoas.
“Hospital São Lucas-PUC amanheceu sem pacientes de covid e fizeram esse lindo vídeo. ‘Para tudo há um tempo...’ Lindo vídeo, merecem nosso reconhecimento... Pediram para ser repassado! Senhor Jesus é lindo!”, diz o texto que acompanha as imagens.
A assessoria de imprensa do São Lucas emitiu um “alerta de vídeo fake”. De acordo com a entidade, “infelizmente, trata-se de uma outra instituição de saúde, uma vez que o hospital ainda possui pacientes pela contaminação do vírus, todos sendo acolhidos para que possam receber alta assim que possível”.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo Hospital São Lucas da PUCRS:
“O Hospital São Lucas da PUCRS informa que está sendo compartilhado em grupos de WhatsApp um vídeo que mostra uma equipe de um hospital cantando uma canção e mostrando leitos vazios. Esse vídeo está sendo divulgado como sendo do HSL, comemorando zero pacientes internados por covid-19. Infelizmente, trata-se de uma outra instituição de saúde, uma vez que o hospital ainda possui pacientes pela contaminação do vírus, todos sendo acolhidos para que possam receber alta assim que possível.”