A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu o certificado de boas práticas à empresa WuXi Biologics Co., Ltd., responsável pela fabricação do insumo farmacêutico ativo biológico da vacina contra a covid-19 que é desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A informação foi divulgada pelo governo federal na noite de quarta-feira (23).
Com validade de dois anos, a certificação de boas práticas de fabricação é obrigatória para o registro do imunizante no Brasil. O texto publicado informa que “a etapa finalizada é um dos pré-requisitos para a continuidade do processo de registro e faz parte dos esforços contínuos da agência para a disponibilização das vacinas para a população com qualidade, segurança e eficácia no menor tempo possível”.
A avaliação das informações complementares enviadas pela empresa foi concluída após uma inspeção realizada pela equipe técnica da Anvisa entre os dias 7 e 11 de dezembro. Segundo a Anvisa, o certificado foi concedido cerca de 10 dias antes do prazo previsto inicialmente.
Na segunda-feira (21), a agência liberou a mesma certificação para a fábrica da farmacêutica Sinovac na China onde será produzida a matéria-prima da Coronavac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa asiática em parceria com o Instituto Butantan.