A prefeitura de São Gabriel, na Fronteira Oeste, confirmou que quatro militares que chegaram ao município vindos da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), da cidade de Resende, no Rio de Janeiro, testaram positivo para a covid-19. Os militares desembarcaram há oito dias em solo gabrielense e, desde então, estavam em isolamento domiciliar.
Na sexta-feira (15), após passarem por teste rápido, foi confirmado que eles tinham anticorpos para combater o coronavírus, o que representa que eles foram infectados pelo vírus. No mesmo dia, a prefeitura de Uruguaiana confirmou que 10 cadetes que vieram da AMAN haviam testado positivo. Em Santana do Livramento também há um militar que chegou da AMAN e já passou por teste. Porém, o resultado ainda é aguardado.
Conforme a coordenadora do Comitê de Combate à covid-19 em São Gabriel, a médica Kátia Raposo Pereira, no dia 8 de maio, os quatro militares gabrielenses entraram em contato com as autoridades da cidade para avisar que estavam a caminho do município gaúcho. O quarteto foi orientado a ficar em isolamento em suas casas quando chegassem ao município. Após esse período, que se encerrou na última sexta, foi confirmado o diagnóstico por teste rápido de que eles tiveram contato com o coronavírus.
Segundo Kátia, os militares informaram que não realizaram exames antes de deixar a AMAN.
- Fomos avisados por eles e entramos em contato com a Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Resende, que nos confirmou que havia um surto na cidade. Então, orientamos e monitoramos a situação deles. Portanto, não fomos pegos de surpresa. Eles foram bem conscientes, fizeram o que a gente pediu, passaram pelo teste, apontou que têm anticorpos, mas estão saudáveis, sem nenhum sintoma - explica Kátia.
Conforme a médica, alguns vieram de avião e outros de ônibus, passando por Porto Alegre e Santa Maria.
AMAN liberou militares
GaúchaZH questionou a academia sobre a liberação dos cadetes, mas ainda aguarda retorno. No entanto, em uma nota em seu site, a AMAN confirmou que "o conteúdo programático das atividades acadêmicas foi antecipado, permitindo a realização do licenciamento dos cadetes de 8 a 27 de maio".
A nota ainda diz que a adesão era voluntária, no entanto, cerca de 1.700 dos 1.765 militares deixaram a academia. Porém, a instituição ressalta que os cadetes precisam manter medidas de prevenção sanitária e serão acompanhados por meio de questionários online durante o licenciamento. Caso algum apresente sintomas, deverá permanecer em uma unidade de saúde ou em sua residência até que esteja recuperado. Na volta à AMAN, eles passarão por nova fiscalização sanitária e ficarão em quarentena por 15 dias até voltar as atividades normais.