Cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre começam a semana com a expectativa de receber novas doses da vacina contra a gripe. Neste domingo (19), GaúchaZH entrou em contato com 11 municípios para verificar como está sendo a campanha de vacinação nesta segunda fase, destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
Em algumas cidades, como Guaíba e Novo Hamburgo, as doses recebidas na semana passada se esgotaram rapidamente e os municípios vão iniciar a semana sem previsão de chegada de novos lotes. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), aproximadamente 284 mil doses de vacinas foram encaminhadas para as 19 Coordenadorias Regionais nesta última sexta-feira (17).
Já em outros municípios, como Viamão, a segunda etapa da campanha de vacinação começará nesta segunda-feira com 5 mil doses. Canoas e Esteio seguem na primeira fase, imunizando apenas idosos e profissionais de saúde.
Situação das vacinas contra a gripe na região metropolitana de Porto Alegre
A prefeitura afirma que a previsão é de que 3 mil novas doses cheguem à cidade na próxima quarta-feira (22), retomando a vacinação na quinta (23) em todas as unidades básicas de saúde e no Pronto Atendimento Municipal (PAM-8).
Conforme a prefeitura informou na última sexta-feira, não há mais vacinas na cidade, após a aplicação de 2,5 mil doses na semana passada. A reportagem fez novo contato e aguarda retorno.
Na última sexta-feira, a prefeitura divulgou que foram repassadas poucas doses para o município e que não havia previsão de retorno para vacinação. A reportagem não conseguiu contato neste domingo.
Um novo lote de vacinas está previsto para chegar ao município nesta segunda-feira, conforme a prefeitura. A quantidade não foi informada. Na cidade, foi priorizada a vacinação de profissionais de segurança (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal) e de trabalhadores de transporte coletivo. Dependendo do número de doses a serem recebidas nesta semana, a vacinação poderá ser ampliada para outros públicos.
Não há doses disponíveis no município, por enquanto. A Secretaria da Saúde espera receber mais um lote ainda nesta semana. Segundo a prefeitura de Guaíba, a cidade está recebendo remessas de vacinas em pequenas quantidades, mas de forma regular. Cerca de 14 mil pessoas já foram vacinadas.
Foram repassadas 4,6 mil doses da vacina, que se esgotaram na tarde de quinta-feira. A prefeitura afirma que não tem previsão de quando será enviado um novo lote de doses aos município. Além dos postos de saúde e escolas, a cidade adotou o sistema drive-thru. Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para (51) 3097-9445.
A cidade recebeu 3 mil doses da vacina, que se esgotaram na tarde de quinta-feira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, mais 3 mil doses serão levadas para São Leopoldo na próxima quarta, retomando a vacinação na quinta pelo sistema drive-thru e em mais oito pontos. Já foram imunizados 22 mil idosos desde o início da campanha.
A cidade recebeu mais 3,2 mil doses do Estado. Os pontos de vacinação serão divulgados na próxima quarta-feira.
A segunda etapa da campanha de vacinação começa nesta segunda-feira em Viamão, a partir das 10h. O município recebeu 5 mil doses do Governo do Estado. A imunização ocorre em 13 unidades de saúde. Idosos ou profissionais de saúde que não se vacinaram na primeira fase também podem procurar os pontos de vacinação.
Cidades que seguem na primeira fase
A prefeitura afirma que possui um lote com quatro mil doses que serão aplicadas em idosos a partir desta segunda-feira. A vacinação é feita pelo sistema de drive-thru, no Parque Esportivo Eduardo Gomes, das 10h às 16 horas, e nas casas dos idosos, através de agendamento prévio pelo telefone (51) 3425-7681 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20 horas).
Segundo a prefeitura, a campanha continua na casa dos idosos. Foram recebidas 1,3 mil doses na última quarta-feira (15). Na sexta, por conta do mau tempo, foi feita a vacinação em casas geriátricas. Devido ao feriado de Tiradentes na próxima terça, a aplicação das doses em idosos nas residências será retomada na quarta, com expectativa de conclusão nesta semana para permitir a abertura da vacinação para os outros grupos.