O tempo médio de espera dos pacientes no Hospital Vila Nova, na zona sul de Porto Alegre, baixou de 4 horas para 58 minutos. A redução de 75% é resultado da reformulação da emergência, que passou a utilizar um novo sistema para organizar os fluxos.
A mudança foi implementada por uma equipe do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A reformulação começou em novembro de 2018 e contou com a ampliação da emergência, modificação de layout, criação das salas vermelha e de observação e a informatização do sistema.
— Durante todo esse processo, em momento algum fechamos ou reduziu o atendimento — destaca o chefe da emergência, médico Fernando Álvares.
A metodologia Lean, mais conhecida na produção de empresas automobilísticas, também está em implantação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e no hospital de Ijuí.
— A grande diferença é a organização dos fluxos. As coisas funcionavam, mas levavam mais tempo. Com a metodologia, conseguimos observar o que precisava ser melhorado e aperfeiçoado — observa.
O Hospital Vila Nova atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 407 leitos, sendo cerca de 150 para retaguarda e outros 136 para emergência.
Junto com a reformulação da emergência, a instituição lançou o serviço de busca de pacientes em postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). São três ambulâncias do próprio hospital destinadas a buscar pacientes que necessitam de atendimento hospitalar e estão aguardando em unidades de saúde da prefeitura.