O número de doadores de órgãos em Caxias do Sul caiu nos últimos anos. A cidade, que já chegou a ter um índice de efetivação de doação de 50%, hoje está com 29%. Em 2013, foram realizados 12 transplantes renais e cerca de 40 transplantes de córnea em Caxias. Outros órgãos, como pulmão, coração e fígado, são direcionados a equipes de transplantes do Estado.
De acordo com o médico cirurgião Thiago Passarin, a falta de informação continua sendo a pior inimiga. Passarin ressalta que se declarar doador é simples, mas fundamental. "Para se declarar doador é só deixar dito para a família. Não existe um documento específico para se declarar doador. Apenas é preciso deixar explícito o desejo para a família de que a pessoa é uma doadora de órgãos", esclarece.
Passarin destaca também que é essencial estimular os jovens, para que uma real cultura de doação possa ser criada e fortalecida e para que Caxias volte a ser a Caxias do 'sim' à doação de órgãos. Segundo ele, a cidade passará a contar com o Comitê Municipal de Doação de Órgãos, com projetos mensais de divulgação e incentivo.
Neste sábado (27), o Chimarreando pela Vida começa às 10h e segue até às 16h, no Parque dos Macaquinhos. Água quente e erva mate serão distribuídos no local. Uma missa em homenagem aos doadores, familiares e transplantados acontece às 16h no Hospital Pompéia. No domingo (28), em Farroupilha, no encerramento da Semana de Doação de Órgãos e Tecidos, uma missa acontece às 11h, no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio.