Um incêndio atingiu uma edificação na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Azenha, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (5). No local, funciona o Centro Evangelístico Assembleia de Deus (CEAD).
O Corpo de Bombeiros foi ao local. Segundo informações preliminares, não houve feridos. O pastor Felipe Carvalho, que atua na igreja, afirmou à Rádio Gaúcha que uma manutenção era realizada no telhado do prédio, quando o fogo começou.
Um zelador teria tentado conter as chamas, com extintores, mas não teve sucesso. Não havia nenhum fiel no local.
A capitão do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (BPM) Betina Martins avalia que o uso de solda no trabalho no telhado pode ter sido o que iniciou as chamas.
— Nós fomos acionados aqui para esse princípio de incêndio. Chegando ao local, o zelador da igreja nos direcionou, dizendo que eles estavam fazendo uma manutenção, utilizando solda. E nessa manutenção, acabou pegando fogo em alguns materiais, e perderam o controle. Então rapidamente a gente fez a extinção, a gente está na fase ali de rescaldo, já não tem mais perigo — disse, por volta das 17h.
Ela acrescenta que a queima de mobiliário e outros itens dentro do templo causou a fumaça escura vista no entorno:
— Tinha bastante estofamento, por causa da igreja, então esses bancos de estofado propagam muito rápido (o fogo). A gente vai fazer as confirmações, só depois do rescaldo a gente vai ter essas informações mais concretas (sobre causas).
A situação levou ao bloqueio de duas faixas da Avenida Bento Gonçalves, principalmente até que a fumaça se disperse. Às 17h15min, uma pista seguia com trânsito interrompido.