Uma árvore quebrou e caiu sobre veículos no início da tarde desta segunda-feira (9), no Bairro Jardim Isabel, em Porto Alegre. Ninguém ficou ferido. O caso aconteceu na Rua Conselheiro Xavier da Costa, próximo ao cruzamento com a Rua João Mendes Ouríques, em um momento de vento forte na Zona Sul.
Pelo menos dois carros foram atingidos. No momento da queda, havia uma fila de veículos na via, próximo à saída de uma escola. O carro da enfermeira Cristina Engers, 48 anos, foi um dos afetados. Ela se dirigia ao colégio para buscar a filha.
— O carro estava parado na fila. Começou o temporal, galhos voaram e, de repente, caiu a árvore, que já estava danificada, em cima do meu carro. Percebi que estava caindo, mas nem deu tempo de reagir — relata.
O galho caiu sobre a parte da frente do veículo. O para-brisas chegou a ser atingido, mas a motorista não se machucou.
De acordo com moradores, a situação de várias árvores na região gera preocupação. A que caiu já apresentava sinais de risco. Conforme o morador Rogério Tovar, 69 anos, um galho já havia caído em novembro do ano passado:
— A gente avisou e nunca aconteceu nada. Tem protocolo na Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Assim como na rua ao lado, chamada de Túnel Verde, são árvores que se sabe que duram 45 anos, e todas elas já têm mais do que isso e estão caindo.
Em nota, a Smamus informou que não há solicitação de poda ou remoção de árvores para a região. Nesta segunda-feira, foi aberto um protocolo via chamada pelo 156 com a solicitação da árvore já caída. Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi ao local para executar o serviço. Os Bombeiros também estiveram no local para desobstruir a via.