As faixas de pedestre pintadas no asfalto estão entre as principais medidas de sinalização e segurança no trânsito, uma vez que, por elas, as pessoas devem atravessar a rua. Entretanto, em alguns pontos de Porto Alegre, as marcações da pista mais confundem do que ajudam os pedestres. Na região da avenida Carlos Gomes, no bairro Auxiliadora, em ao menos três pontos as faixas levam os usuários a gradis, com passagem bloqueada para o canteiro central.
A reportagem de GZH passou pela Terceira Perimetral e encontrou faixas de pedestres que terminam em gradis. Uma delas fica em frente a um prédio comercial, na esquina da Carlos Gomes com a rua Campos Sales. O estudante Eduardo Scharlau, de 18 anos, mora na região e disse que já se confundiu com as pinturas que não levam mais ao canteiro central.
— Vejo isso sem propósito. Não sei porque está ali. Quando eu comecei a andar por aqui, eu fui por instinto para a faixa. E no meio do caminho, tive que voltar — disse
Na mesma região do bairro Auxiliadora, próximo à Anita Garibaldi, uma faixa de pedestres em frente a um prédio residencial também gera dúvidas. Jeferson Araújo, de 32 anos, trabalha há três anos como porteiro no condomínio, e disse que já presenciou diversas situações perigosas.
— Tem muita gente que vem de fora, tem um hotel aqui do lado, e acaba se confundindo, porque não tem como passar. É arriscado. Várias vezes a pessoa vai até o outro lado, porque não tem sinaleira, e dá de cara no alambrado. Fica no risco — disse.
Há um terceiro trecho na região com problemas, perto do número 241 da Carlos Gomes. A reportagem procurou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para esclarecer o motivo das faixas de pedestres bloqueadas por gradis.
Em nota, a EPTC informou que ainda na noite desta segunda (28) será realizado o trabalho para "apagar a travessia de pedestres citada pela reportagem". A faixa foi implantada temporariamente em razão de obras (a Trincheira da Rua Anita Garibaldi) na região e, após a sua utilização, recebeu uma pintura preta por cima para ser apagada. Entretanto, a tinta se se desgastou com a passagem dos carros e a faixa voltou a aparecer, afirma a empresa.