O telefone do serviço de abordagem noturna que oferece ajuda a moradores de rua em Porto Alegre voltou a funcionar na noite desta terça-feira (18). Uma leitora entrou em contato com a reportagem na noite anterior para avisar que não conseguia chamar a assistência e ajudar um homem que dormia embaixo de uma marquise na Avenida Goethe _ ela estava preocupada por causa das baixas temperaturas, sobretudo, porque outro morador de rua morreu supostamente de frio no mesmo local.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o telefone ficou fora do ar em razão de um problema na operadora de telefonia. A reportagem testou e confirmou que as chamadas foram normalizadas.
Leia mais
Telefone da prefeitura para ajuda a morador de rua não atendeu
Como é a rotina de quem recorre aos albergues no inverno em Porto Alegre
Moradores de rua contam como lidam com o frio em um dos dias mais gelados
Apesar do problema de comunicação na segunda-feira, após contato da reportagem, uma equipe de assistentes sociais foi mobilizada para ajudar o morador de rua da Goethe. O homem, no entanto, disse que estava bem e preferia ficar no local.
Segundo a Fasc, os assistentes sociais convidam a pessoa em situação de rua a pernoitar em um dos albergues. Caso ela não aceite, os profissionais doam um cobertor.
FOTOS: frio atinge moradores de rua em Porto Alegre
O Albergue Municipal e os conveniados Felipe Diehl e Dias da Cruz funcionam das 19h às 7h e oferecem dormitórios, cuidados de higiene, alimentação e encaminhamentos à rede de saúde. Durante o inverno, os estabelecimentos oferecem 445 vagas, 20% a mais que nas outras estações do ano. A abordagem social está disponível em caráter de plantão.
Confira os telefones:
Central de abordagens (das 8h30min às 21h)
Telefone: 3289-4994
Abordagem noturna (a partir das 21h)
Telefone: 3346-3238
Assistência social
Telefone para solicitar ajuda a moradores de rua volta a funcionar em Porto Alegre
Desde segunda-feira, serviço não estava operando normalmente
Schirlei Alves
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project