Para evitar a transmissão da dengue em Porto Alegre, moradores que viajarem nos próximos dias, como no feriadão de Tiradentes, para áreas com transmissão da doença, devem redobrar os cuidados para evitar contrair o vírus.
O alerta da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) leva em consideração que a maioria dos casos confirmados da doença na cidade são importados (contraídos fora do município) e está relacionada a períodos de retorno de feriados prolongados.
Devem ter atenção os viajantes que foram para o sudeste e o centro-oeste do país, principalmente São Paulo (interior e litoral) e Goiás, além do interior do Rio Grande do Sul, em especial para Caibaté, Panambi, Santo Ângelo, Erval Seco e Novo Tirandentes, locais que têm registros de casos autóctones da doença.
Quem viajar para uma dessas áreas, deve adotar medidas de proteção individual, como utilização de repelente e uso de roupas que protejam as áreas do corpo mais expostas, e deve ter o cuidado de evitar que na sua residência fiquem recipientes ou materiais que possam acumular água durante o período de viagem. O ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, na fase aquática, pode durar de sete a 12 dias.
O que fazer se os sintomas aparecerem
Em caso de febre alta e súbita acompanhada de um ou mais sintomas da doença - como dor de cabeça, nos músculos, nas articulações, manchas vermelhas no corpo ou dor no fundo do olho -, o paciente deve procurar um serviço de saúde imediatamente e informar ao médico o destino da viagem.
Como a dengue é uma doença de notificação compulsória (que requer pronta intervenção), para cada caso suspeito existem ações de cuidado com o vetor (mosquito) que devem ser iniciadas de imediato.
A partir da confirmação, a equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da CGVS faz a aplicação de inseticida para a forma adulta do mosquito em um raio de 150 metros da residência (e/ou local de trabalho ou estudo) do paciente. Concomitantemente, devem ser adotadas medidas para a remoção de criadouros com água, que possam desenvolver larvas do mosquito.
Leia as últimas notícias do dia