Em assembleia na tarde desta quarta-feira (30) os funcionários do Banrisul decidiram pelo fim da greve em Porto Alegre. Os trabalhos devem ser retomados já nesta quinta (31). Os bancários estão em greve há 42 dias. Na terça-feira (29), a proposta da direção havia sido rejeitada e a nova reunião foi marcada para esta quarta-feira. A grande maioria votou para o retorno das atividades. Em Santa Maria, que também rejeitou a proposta nesta terça, a assembleia ocorre ao final da tarde. Nesta quarta, outras 15 regiões do estado voltaram ao trabalho.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana, Mauro Salles, avalia que a pesar dos poucos avanços na pauta da categoria, a paralisação teve êxito. "Na greve não podemos conquistar tudo, mas tivemos avanços. Amanhã voltamos ao trabalho normalmente", ressaltou.
Já o presidente do Banrisul, Túlio Zamin garante que o banco buscará estratégias para normalizar o atendimento e recuperar os negócios perdidos durante a greve "Agora queremos olhar para frente e buscar uma estratégias diferenciadas para recuperar parte dos negócios que os nossos clientes desejavam ter mantido nesse período e restabelecer a normalidade nas relação com nosso clientes", afirma.
Em audiência de conciliação ocorrida nesta terça no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a direção ofereceu a retomada do grupo de trabalho que discute o novo plano de cargos e salários da instituição, além do aumento do percentual do lucro líquido do banco distribuído aos funcionários (de 1% para 1,8%), a garantia dos principais benefícios para trabalhadores afastados por doença e o pagamento dos dias com uma hora extra por dia, dos dias 16 ao dia 31 de dezembro.
Gaúcha
Funcionários do Banrisul decidem pelo fim da greve em Porto Alegre
Retomada das atividades ocorre nesta quinta
GZH faz parte do The Trust Project