Começou hoje, em Porto Alegre, o trabalho de médicos do programa Mais Médicos. No posto Santa Maria, no bairro Rubem Berta, foi o primeiro dia de uma médica. Ela é da capital gaúcha e não quis gravar entrevista. Ela terá carga horária de 8 horas semanais.
O posto, que ficou três meses sem médicos, passa agora a ter dois profissionais, um deles do Programa. A outra, contratada pelo sistema tradicional, começou o trabalho na segunda-feira.
Média de atendimento do posto é de 4,5 mil por mês. A equipe da unidade básica de saúde ainda conta com dois enfermeiros, três técnicos em enfermagem e oito agentes comunitários.
Em Porto Alegre, 8 dos 13 profissionais do Mais Médicos começam o trabalho hoje. Outros 44 estão aptos a começar hoje em 26 cidades do Rio Grande do Sul.
Os outros 44 médicos formados fora do País, entre profissionais brasileiros e estrangeiros, começam o trabalho a partir do dia 16. Eles estão passando por cursos e farão uma prova antes de começarem a atender.
Cada médico receberá R$ 10 mil por mês, pagos pelo Governo Federal. As prefeituras também recebem R$ 4 mil para cada profissional. O dinheiro será usado na hospedagem, alimentação e deslocamento.
Gaúcha
Começa atendimento dos profissionais do Programa Mais Médicos em Porto Alegre
Jocimar Farina
GZH faz parte do The Trust Project