Alunos do projeto Vereador Mirim, em Novo Hamburgo, foram diplomados pela Justiça Eleitoral do Estado nesta quarta-feira (16), na Câmara de Vereadores da cidade. Ao todo, 20 jovens parlamentares foram eleitos por suas comunidades escolares para participarem do projeto no município. Na quinta-feira (17), será a vez dos alunos de Canoas participantes da iniciativa se diplomarem.
Os estudantes dos municípios da Região Metropolitana aprenderam, a partir de palestras e debates, tópicos como Justiça Eleitoral, participação política das mulheres, processo eleitoral eletrônico e combate à desinformação. Além disso, participaram de eleições tal qual acontece no pleito brasileiro – com o uso de urnas eletrônicas. Ao fim do projeto, os vereadores mirins eleitos devem se reunir novamente no Plenário e apresentar pedidos e ideias de melhorias para suas escolas e comunidades.
O projeto foi desenvolvido pelos municípios em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS) e com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
— Vocês passaram por um processo eletivo e foram escolhidos vereadores mirins. Aqui na Casa, aprenderão como se fazem as leis e como podem contribuir para a melhoria de vida daqueles que convivem com vocês. Este é o trabalho das instituições, seja o Poder Executivo, o Legislativo ou o Judiciário, garantir os direitos dos cidadãos — disse a presidente do TRE, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, aos jovens durante a cerimônia.
A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Elis Regina dos Santos Mello, enfatizou a satisfação em perceber o engajamento dos professores e estudantes na proposta.
— Vocês viveram um processo intenso e superaram medos e insegurança até chegar aqui. Para essa diplomação, muitos momentos proporcionaram conhecimentos e vivências compartilhadas entre vocês. Discutiram temáticas importantes e urgentes, como a propagação de fake news, o sistema eleitoral brasileiro e a participação das mulheres na política — afirmou.