O Ministério Público Estadual, em operação conjunta com a Brigada Militar, realizou na manhã desta sexta-feira (13) busca e apreensão em quatro endereços ligados a um vereador de Novo Hamburgo. A reportagem apurou que se trata de Emerson Fernando Lourenço (PDT), o Fernandinho, que também concorre neste ano à reeleição, naquela cidade do Vale do Sinos. Ele é suspeito de praticar abuso de poder político e abuso de poder econômico.
Conforme o MP, nos locais foram encontrados pelo menos R$ 30 mil em espécie, o que é vedado pela legislação eleitoral (que exige que o financiamento seja por meio de depósitos em conta bancária). Foram também apreendidos comprovantes de vale combustíveis e vale almoço, vetados pelo Código Eleitoral, quando não declarados, além de documentos e equipamentos eletrônicos, que serão analisados. Os promotores de Justiça não detalharam em quais endereços foram feitas as apreensões.
O candidato já foi denunciado pelo MP, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, por lavagem de dinheiro e vínculo com organização criminosa. Ele virou réu por esses crimes na 17ª Vara Federal de Porto Alegre, especializada em crimes de colarinho branco. O processo está em fase inicial, de inquirição de testemunhas.
Fernandinho é um ex-atleta, ligado ao futebol e com base no bairro Canudos. O processo que ele responde por lavagem de dinheiro o coloca sob suspeita de vínculo à maior facção criminal gaúcha — ele teria, segundo a investigação, adquirido imóveis para um dos chefes da organização.
A operação desta sexta-feira, coordenada pelo promotor de Justiça Eleitoral de Novo Hamburgo Sandro de Souza Ferreira, contou com o apoio do Núcleo de Inteligência do MP, chefiado pelo promotor de Justiça Marcelo Tubino.
CONTRAPONTO
O que diz o advogado do vereador Emerson Fernando, Eduardo Pivetta Boeira:
"É uma questão eleitoral, eu costumo cuidar de processos criminais, mas li o auto de apreensão e vi que nada do que foi apreendido incrimina o Fernando. Ele diz que o dinheiro não é dele, nem os vales. Apenas documentos, que serão analisados".