A paralisação do Cpers/Sindicato realizada ao longo desta quinta-feira (4) teve adesão de professores em 138 escolas estaduais. De acordo com levantamento da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 67 estabelecimentos não tiveram aulas e outros 71 funcionaram com atendimento parcial pela ausência de docentes. O Estado tem 2.539 escolas.
A maior adesão foi em Porto Alegre. Das 248 escolas, 30 paralisaram totalmente e 15 parcialmente. Já no Interior, a região de Uruguaiana foi a que registrou maior adesão. Das 64 escolas, 29 não tiveram aulas.
A paralisação de 24 horas foi decidida em assembléia ocorrida na última sexta-feira (28). A categoria protesta contra atrasos em salários.
Na Capital, houve manifestação na região central. Um grupo se concentrou em frente ao Instituto de Educação General Flores da Cunha, na Avenida Osvaldo Aranha e caminhou até o Palácio Piratini.
O Cpers/Sindicato informou que ainda está recebendo atualizações para saber quantas escolas aderiram ao movimento no interior do estado. Os números devem ser divulgados nesta sexta-feira.