O prefeito e o vice eleitos em Alvorada, na Região Metropolitana, foram diplomados na noite desta segunda-feira (19) em cerimônia no Fórum do município. No final desta tarde, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o pedido de recurso da defesa e autorizou a diplomação de José Arno Appolo do Amaral (PMDB) e Valter Luiz Slayfer (PDT). A decisão em caráter liminar foi assinada pela presidente do TRE-RS, desembargadora Liselena Robles Ribeiro.
Na última sexta (16), a Justiça Eleitoral de Alvorada barrou a diplomação de Appolo e Slayfer, a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE). Investigações desencadeadas pela Operação Alderman, do MPE, concluíram que o vereador do município Vânio Presa financiou parte da campanha dos candidatos eleitos à prefeitura de Alvorada com recursos ilícitos provenientes de crimes de lavagem de dinheiro, agiotagem, falsidade documental, crimes licitatórios e organização criminosa.
À Rádio Gaúcha, o prefeito eleito de Alvorada negou as acusações. “Eu quero deixar claro o meu respeito pela Justiça de uma forma geral, embora discorde absolutamente dessa decisão. Eu fiz uma campanha pobre, com meus recursos, e por uma má interpretação foi dada essa decisão que eu não concordo”, disse Appolo.
Apesar da liberação da diplomação, o prefeito e o vice eleitos de Alvorada continuam respondendo à ação eleitoral movida pelo Ministério Público.