Vereador mais votado do Progressistas na eleição do último dia 6, Adriano Bressan alcançou 1.156 votos a mais do que no pleito de 2020, que o elegeu pela primeira vez ao Legislativo caxiense. Embora seja identificado com a zona Sul da cidade, onde reside, o parlamentar acredita que os 3.791 votos são fruto da atenção dada à população de todos os bairros, o que faz aumentar ainda mais seu compromisso para os próximos quatro anos.
- Acho que a receita que deu certo é a de atender as pessoas. Foram mais de 3 mil atendimentos, aqui no gabinete ou fora, em todos os bairros de Caxias. É isso que um vereador tem de fazer. Enquanto o executivo executa, o vereador faz os encaminhamentos das demandas da população para as secretarias competentes, assumindo a obrigação de acompanhar até o final - comenta.
Ao avaliar sua votação, Bressan destaca que metade dos votos vieram da zona Sul, outra metade das demais regiões, com resultado muito expressivo no interior:
- Muito por conta da atuação do meu pai (Moacyr Bressan, ex-vereador e coordenador distrital), o meu sobrenome é muito bem visto no interior e eu fico feliz de carregar esse legado. O agricultor não pede muito do poder público. Ele quer uma escola boa para que os filhos possam ficar no interior ajudando, e estradas boas para escoar o seu alimento.
Entre os cerca de 40 projetos apresentados em seu mandato, boa parte ainda em tramitação, o progressista elenca alguns que considera os principais, considerando aqueles que foram aprovados e alteraram ou viraram novas leis municipais. Destaca a garantia de um percentual de equipamentos adaptados para cadeirantes em parques públicos e privados; a gratuidade do teste de diagnóstico para síndrome de down na rede pública, o aumento da vida útil dos veículos de transporte escolar e fretamento de 15 para 20 anos. Isso além de ter conquistado o binário da Avenida Bom Pastor, no Esplanada, que melhorou o deslocamento entre a zona Sul e o centro de Caxias.
- Muitos dos nossos projetos foram baseados no atendimento às pessoas no gabinete e fora, porque quem está na ponta é o morador, é o trabalhador. Não posso querer fazer uma lei que, ao invés de ajudar, vá atrapalhar. As categorias é que irão formular as melhores ideias, que irão nos permitir dar as melhores respostas que elas precisam.
Ainda até dezembro, dentro da primeira legislatura, Bressan espera poder levar a plenário e aprovar aquele que considera um de seus projetos mais importantes em tramitação, ao qual chama de Milhas Solidárias:
- É para que as milhas geradas em viagens pagas com dinheiro público, não retornem para o CPF do político ou servidor, por ser pago com dinheiro público, mas sim que sejam devolvidas para o município, a fim de serem utilizadas para atletas amadores, ou para crianças que vão participar de alguma olimpíada de matemática, ou apresentação de projeto de robótica em que irão representar o nome de Caxias.
Mesmo com o foco no mandato que irá se iniciar em janeiro, ao projetar o futuro na política Adriano Bressan revela o desejo de estar na próxima campanha majoritária:
- Quer continuar fazendo a diferença para Caxias e a população reconhece a seriedade do meu trabalho. Tinha como primeiro objetivo ser vereador, depois buscar a reeleição, mas em 2028 meu nome estará à disposição para compor uma chapa à majoritária.
PRINCIPAIS PROPOSTAS
Atendimento
"Continuar ao lado da população no encaminhamento das suas demandas junto ao Executivo. Cumprir com as funções de fiscalização e legislação, mas o atendimento ao público é o mais importante. Tentar sempre solucionar os problemas que afetam o dia a dia do cidadão".
Impostos e taxas
"Votar contra qualquer aumento de impostos e taxas municipais. Votei contra o subsídio da Visate e vou votar sempre, até que a empresa consiga trazer um plano que traga um plano de recuperação e soluções para o transporte coletivo no município. Enquanto só pedir dinheiro e o município injetar, serei contra".
Empreendedorismo
"Propor novas leis para desburocratizar e facilitar o empreendedorismo. É uma marca do meu mandato o atendimento a quem precisa conseguir um habite-se, desenrolar a obtenção de um alvará, todas estas questões que impactam na vida de quem quer abrir um negócio".
Transporte escolar e fretamento
"Continuar apoiando o transporte escolar e de fretamento para o fortalecimento deste setor. Há uma demanda muito grande devido ao fato do transporte escolar não chegar a bairros mais distantes, e nós vamos tentar incentivar cada vez mais pessoas a buscar investir neste segmento, também pelo fato da falta de transporte estar diretamente ligado à evasão escolar".
QUEM É
Perfil: 44 anos, empresário. Bacharel em Direito.
Trajetória: trabalhou como metalúrgico e foi gerente de um posto de combustíveis. Na vida pública, foi assessor do ex-vereador Francisco Spiandorello, ocupou cargos nas administrações municipais de Alceu Barbosa Velho (PDT) e de Flávio Cassina (PTB), no governo do Estado na gestão de José Ivo Sartori (MDB) e no gabinete do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB). Assumiu como vereador suplente na Câmara de Vereadores em 2017, 2019 e 2020. Foi eleito pela primeira vez na eleição de 2020, com 2.635 votos, pelo PTB.
Referências: o pai, Moacyr Bressan, vereador de 1997 a 2000 pelo MDB, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos), de quem foi colega na Câmara de 2021 a 2022, e o deputado estadual e ex-prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin (PP).
Pessoal: gosta de assistir futebol, de jogar bocha e de viajar. É noivo da empresária Cíntia Riconi e sócio da empresa que ambos administram.