O PT gaúcho confirmou neste domingo o ex-ministro Miguel Rossetto, 58 anos, como candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul. Para vice, o partido anunciou a vereadora de São Leopoldo Ana Affonso, embora esse nome ainda não seja definitivo (o PT ainda busca uma aliança para concretizar Abigail Pereira, do PC do B, para a vaga, desde que fechada uma eventual coligação nacional com Manuela D'Ávila como vice na chapa de Lula).
Além de ministro nos governos de Lula e Dilma Rousseff, Rossetto foi vice-governador do Estado na gestão de Olívio Dutra (1999-2002). É um dos fundadores do partido e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) .Ana Affonso, por sua vez, é professora e está no terceiro mandato na Câmara de São Leopoldo. Já foi deputada estadual, de 2011 a 2014.
A escolha de Rossetto se deu durante a convenção estadual do partido, neste domingo, no Centro de Porto Alegre. Ainda sob efeito da convenção nacional, na véspera, que confirmou a candidatura de Lula a presidente, milhares de partidários e simpatizantes entoaram gritos de "Lula livre" e "eleito".
— Estamos lutando para que o Estado seja carregado de Justiça. Nós combatemos o governo Sartori, o governo das elites, do atraso. Essa direita que hoje se apresenta com duas caras será derrotada por nós, construtores da Justiça — discursou Rossetto.