A remessa de mais 20 mil doses da vacina contra a gripe A garante que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul vão abrir neste sábado para ao Dia D contra gripe. Até o final da tarde de quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde não tinha confirmação de que seria possível realizar a ação, uma vez que a procura pelo medicamento tem sido intensa durante toda a semana.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Com doses esgotadas, Vacaria suspende vacinação contra a gripe
A nova remessa será entregue pela 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (5ª CRS) na tarde desta sexta. Caxias do Sul tem vacinado uma média de pouco mais de 9,6 mil pessoas ao dia. Além das 20 mil doses prometidas para esta sexta, a cidade já recebeu 70 mil (50 mil repassadas na semana passada e outras 20 mil na quinta-feira). Neste ano, a morte de uma pessoa em Caxias pela doença, além de um caso em Vacaria e outro em Flores da Cunha, assustaram a comunidade, que tem procurado pela vacina mais cedo.
A vacinação continua destinada aos grupos de risco (veja abaixo). A campanha segue até dia 20 de maio. Em Caxias do Sul, 115 mil pessoas devem ser imunizadas
Grupos de risco
:: pessoas com mais de 60 anos
:: crianças de seis meses e a cinco anos incompletos
:: gestantes
:: mulheres até 45 dias do pós parto
:: trabalhadores de saúde
:: indígenas
:: portadores de doenças crônicas não transmissíveis
O que levar
A pessoa deve levar documento que comprove que pertence a um grupo de risco. Mulheres no início da gravidez ou que tiveram bebê recentemente, por exemplo, podem levar algum exame.
Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica ou outro comprovante, como receita de remédio de uso contínuo. Idosos e crianças devem portar documento. Não é obrigatório levar cartão do SUS.
H1N1
Prefeitura confirma Dia D contra a gripe neste sábado, em Caxias
O município deve receber mais 20 mil doses da vacina nesta sexta-feira
GZH faz parte do The Trust Project