Os irmãos Elias Costa da Silva, nove anos, e Vitória Costa da Silva, sete, seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Universitário de Santa Maria, onde estão desde domingo (10). Conforme a assessoria de imprensa da casa de saúde, na manhã desta quarta (13) eles seguiam em estado grave. Os dois são vítimas de uma suposta intoxicação de gás que vitimou Cíntia de Moraes Costa, 36, Ana Júlia Costa da Silva, 15, Cintia Maria Costa da Silva, 11 e Samara Costa da Silva, 3.
Além deles que estão em Santa Maria, o companheiro da mãe das crianças, Maique Santos da Silva, 31 anos, também foi socorrido e segue na UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Havia a previsão de que ele fosse extubado ontem, o que não foi possível, principalmente por estar com febre alta.
De acordo com o delegado Anderson Silveira de Lima, a conclusão do inquérito policial para apurar o que pode ter causado a morte dos integrantes da família depende das análises do Instituto-Geral de Perícias (IGP). No entanto, segundo ele, a causa mais provável é um gerador de energia que estava dentro da residência.
— Tudo indica que foi causa acidental, que as próprias vítimas colocaram o gerador para dentro de casa e foram intoxicadas — explicou o delegado sobre a linha de investigação.
Segundo o coordenador do IGP de Caxias, Airton Carlos Kraemer, o material coletado das vítimas será encaminhado na semana que vem para o laboratório de perícias em Porto Alegre para análise para identificar o que contém no sangue das vítimas. Esse tramite pode demorar no mínimo 30 dias para sair os resultados.
Relembre o caso
:: Por volta das 8h30min de domingo (10), Jonas Borges de Oliveira,32, chegou na casa da namorada, Ana Júlia Costa da Silva, na Rua Noel Rosa, no bairro Vitória, em Vacaria. A adolescente morava com a mãe, Cíntia de Moraes Costa, cinco irmãos e o padrasto, Maique Santos da Silva.
:: Ele estranhou a demora da família para abrir a porta e conseguiu entrar na casa pela janela, quando encontrou todos desacordados. Jonas chamou os socorristas e a Brigada Militar (BM). Quando as equipes chegaram, Cíntia já estava morta.
:: Os filhos e o companheiro dela foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira (HNSO), em Vacaria.
:: Samara Costa, Cintia Maria Costa e Ana Júlia Costa morreram domingo na instituição de saúde, conforme o delegado da Polícia Civil Anderson Silveira de Lima.
:: Vitória Costa e Elias Costa, além de Maique, que não é o pai das crianças, permaneciam hospitalizados até esta segunda-feira (11). Vitória e Elias foram transferidos ainda no domingo para um hospital de Santa Maria. O padrasto seguia em Vacaria.
:: Na casa, a polícia encontrou um gerador de eletricidade movido a gasolina. Esse equipamento, segundo informações preliminares, ficava sempre no lado de fora. Por esse motivo, a investigação aponta para uma possível intoxicação por monóxido de carbono gerado pela queima da gasolina.