O segundo dia da 144ª Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, começou marcado por um clima instável. O público da primeira missa deste sábado (27), celebrada a partir das 6h, foi consideravelmente menor do que o registrado no mesmo horário da sexta-feira (26), quando cerca de 500 pessoas já haviam acessado o Santuário.
Conforme a primeira parcial divulgada pela Brigada Militar, até as 6h deste sábado, quando caía uma chuva fraca e a temperatura era de 15°C, pouco mais de 40 pessoas acessaram o local a pé. Foram contabilizados, também, 20 veículos. Devido à instabilidade, a missa campal, principal celebração, às 10h30min, será realizada na parte interna do Santuário.
Por volta das 9h a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio foi disponibilizada na parte externa do Santuário, sob a proteção da tenda que abrigou a missa campal de sexta-feira. Desde então fiéis, formam fila para tocar na imagem da padroeira celebrada durante a programação deste final de semana. Ainda sob temperatura de 15°C peregrinos advindos de diferentes localidades chegavam na esplanada. Até este horário, segundo a Brigada Militar, mais de mil pedestres tinham sido contabilizados pelos principais acessos.
Um deles foi o psicólogo mineiro Alberto Felipe Batista de Oliveira, 35 anos. Ele topou percorrer o trajeto com a noiva caxiense, Kelen Ricardo dos Reis, 37, que peregrinou em cumprimento a uma promessa.
— Foi uma questão de saúde, fiquei bem debilitada e graças a Deus hoje estamos aí, pagando (promessa) com um pouco de atraso, mas acho que nunca é tarde pra agradecer — disse a moradora de Ana Rech, que participa da romaria desde criança.
— Eu vinha com meus pais, era uma tradição de família. Minha mãe não tem mais condições, meu pai faleceu, fiquei sempre em Minas Gerais nessas datas ultimamente, e agora conseguimos nos programar pra estar aqui — disse a professora.
Para Oliveira, que mora em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte, também não foi a primeira vez no Santuário, mas a primeira ida a pé.
— Foi excelente, estrutura muito boa. Acordamos às 5h, pegamos a estrada e agora tô vendo a real potência de Nossa Senhora de Caravaggio. Vamos assistir à missa, comer um "trem" e voltar para casa — programou o visitante.
O dia nublado e de temperatura baixa, segundo o casal, até colaborou para que a caminhada fosse mais agradável. A instabilidade também não foi impedimento para a turma de seis amigas de Picada Café que peregrinaram por cerca de uma hora e meia até o Santuário pela manhã.
— Fazemos este trajeto há vários anos. Foi muito bom. Falamos de família, dos filhos, conversamos um pouco e rezamos quando chegamos aqui agora, para agradecer — relatou Liete Schaab, 57.
O grupo - também formado por Lurdes Schaab, 65; Helmi Wolf, 61; Maria Natalia Wolf, 73; Yara Dieter, 58; e Duda Wolf, 31 - planejava acompanhar uma das missas e, depois, seguir com o passeio de sábado em Farroupilha.
O primeiro dia de programação, feriado em honra à Nossa Senhora, foi de tempo firme e com público estimado de mais de 70 mil pessoas. A programação segue até domingo (28).
Horários das missas
Sábado e domingo: 6h, 7h, 8h, 9h, 10h30min, 12h, 13h, 15h, 16h e 17h.
Terço: 14h.