Quando os primeiros raios de sol começavam a romper a barreira das nuvens, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26), peregrinos já chegavam ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, que sedia a 144ª Romaria com programação até domingo (28). Moradores, principalmente de Caxias do Sul e Farroupilha, aproveitaram o feriado religioso para se deslocarem, de diferentes regiões, até o local onde as celebrações ocorrem desde as 6h. Conforme levantamento da BM, até as 9h, mais de 10.650 peregrinos já haviam passado pelo Santuário, pedindo bênçãos e agradecendo à Nossa Senhora. Às 10h30min, ocorre a Missa Campal, na esplanada.
Moradora do bairro De Zorzi, em Caxias, dona Ana Maria Slongo, 64 anos, percorreu a pé o trajeto desde a RS-122, no bairro Cidade Nova. Romeira de carteirinha, ela peregrinou acompanhada do filho, Toni Van Slongo, 41, que é metalúrgico e deu início a caminhada logo depois de encerrar o turno no trabalho, por volta das 4h.
Pouco antes das 7h30min os dois chegaram ao destino final, ingressando imediatamente na fila formada para tocar na imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, exposta na esplanada do Santuário.
— Sempre participo das romarias e dos pedidos que faço, ela sempre atendeu. Viemos agradecer, principalmente pelo nascimento da minha neta — declarou Ana Maria, com as bochechas ainda coradas da caminhada.
Segundo ela, a pequena Ester, nascida em 25 de janeiro, está cheia de saúde, assim como os dois outros netos de 11 e 14 anos da vovó orgulhosa.
Para o morador de Farroupilha, Milton Soares da Silva, 43, a peregrinação foi em família. Acompanhado pela esposa Adriana Müller da Silva, 41; e pelas filhas Milena Müller da Silva, nove, e Ana Paula Müller da Silva, cinco, ele caminhou do centro da cidade até o Santuário em um percurso que levou aproximadamente uma hora. Uma atividade que já é costumeira para a família que, às 8h, eles acompanhavam a terceira missa do dia, celebrada pelo padre Volmir Comparin, pároco em Bento Gonçalves.
— Como moramos perto, viemos com frequência. Hoje sendo o dia de Nossa Senhora, e também como o tempo colaborou, viemos participar da celebração e agradecer pelo ano que passou — disse o devoto.
Mesmo estando acostumada com a caminhada, Milena disse ter cansado as pernas, mas estava preparada para o retorno, que após a celebração, também seria realizado a pé.
Para os peregrinos que retornam de ônibus, a venda de passagem é realizada em uma tenda disposta ao lado direito do Santuário. Os tíquetes custam R$ 8 para quem vai até Farroupilha e R$ 16 para passageiros que precisem ir até Bento Gonçalves ou Caxias do Sul.
Missas desta sexta:
9h - 10h30min (missa campal) - 12h - 13h - 14h (terço) - 15h - 16h - 17h