Uma rodovia de ligação entre a região de Caxias do Sul e Porto Alegre é uma alternativa que está sendo avaliada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A novidade foi divulgada pelo superintendente regional do órgão, Hiratan Pinheiro da Silva, na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira (30). Ele afirmou que um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já está nos planos.
Esse novo caminho seria uma espécie de continuação da BR-448 (Rodovia do Parque). Detalhe: o novo traçado se iniciaria a partir da RS-240, no município de Portão, onde já está sendo projetado o prolongamento de 18,7 quilômetros da rodovia federal (trecho mais conhecido como Rodovia da Serra) e que vai desviar o trânsito proveniente da Serra dos congestionamentos da BR-116.
Conforme o mapa divulgado na CIC, essa grande rodovia teria 82,6 quilômetros de extensão. Passaria por municípios como Ivoti e Presidente Lucena, até chegar à região entre Vale Real e o distrito de Vila Cristina (já em Caxias do Sul). Desse ponto, o traçado seguiria em direção à zona sul de Caxias, faria o contorno norte da cidade até se encontrar com a BR-116, no sentido de São Marcos. Com isso, os condutores não precisariam mais passar pela RS-122 ou a própria BR-116 para ir até Porto Alegre. Somado ao prolongamento que está com projeto em andamento, essa nova ligação teria 101,3 quilômetros.
— É uma obra de planejamento longo, temos que planejar e projetar ela para o longo prazo. Quando falo de longo prazo, é um planejamento de mais de 10 anos, não é uma obra que vamos conseguir incluir no escopo dos próximos 10 anos, em razão de sua magnitude e importância financeira — explica o superintendente do Dnit.
Confira no mapa a projeção da ligação entre Caxias e Porto Alegre, que começaria em Portão:
Para a primeira etapa, no caso a elaboração do projeto da chamada Rodovia da Serra, o investimento deve ser de cerca de R$ 1,6 milhões. O custo da construção desse trecho de apenas 18,7 quilômetros passa de R$ 1 bilhão. Embora curto, esse traçado fará com que o motorista que deixa a Serra não precise passar pelo histórico gargalo do bairro Scharlau, em São Leopoldo, contornando as cidades por fora.
O prolongamento da BR-448 já havia sido anunciad0 em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), e teve licitação lançada em 2014. O edital, no entanto, foi cancelado. Mais tarde, no final de 2022, um consórcio foi habilitado para o projeto da obra. Na ocasião, o governador Eduardo Leite propôs à União que o Rio Grande do Sul desse continuidade às obras de competência federal da BR-116 no trecho próximo à Região Metropolitana e, em troca, o governo federal bancaria o trecho de 18,7 quilômetros da extensão da BR-448.
Outras obras
Além de abordar os projetos futuros, Hiratan explicou como está o andamento dos projetos do viaduto na BR-116 com a Perimetral Norte e a conclusão da duplicação na rodovia na região do bairro Planalto, em Caxias.
Em relação ao viaduto, o superintendente disse que o Dnit trabalha na atualização do projeto para dar início ao processo de licitação da obra. Quanto à duplicação de 900 metros restantes no bairro Planalto, Hiratan explicou que ainda é necessário uma adequação da tubulação de gás natural sob a rodovia.