Um curto-circuito no disjuntor do ginásio utilizado pelos estudantes das escolas municipais Laurindo Formolo e Atiliano Pinguelo, em Caxias do Sul, provocou o encerramento mais cedo das aulas pela manhã e a suspensão das atividades na tarde desta terça-feira (7). As duas instituições ocupam, de maneira provisória, as instalações do Colégio Mutirão, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Uma vistoria do Batalhão de Bombeiro Militar e de servidores da prefeitura vai determinar as condições de segurança do espaço e verificar se é possível retomar as aulas nesta semana.
De acordo com a diretora da Laurindo Formolo, Jaciara Ivone Viesser Bosi, os estudantes se assustaram, por volta das 11h, quando viram muita fumaça saindo do disjuntor que fica em uma parede da estrutura. Segundo ela, não houve fogo, mas a fumaça em larga escala preocupou.
A área é utilizada pelos alunos para aulas de Educação Física e para o recreio. Com receio, ela e a direção da escola Atiliano Pinguelo comunicaram a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e decidiram antecipar a saída dos alunos no turno da manhã e comunicar as famílias sobre a suspensão das aulas à tarde. Os estudantes utilizam o transporte escolar, que foi organizado para atender os alunos que moram em regiões mais afastadas da área central.
— Onde tem fumaça pode ter fogo, não é? As crianças se assustaram, nos preocupamos em colocar todas em um local seguro e acionamos os bombeiros. A partir de agora, precisamos ver o que vamos fazer, como proceder, para que as crianças e os professores tenham segurança — afirma.
A Laurindo Formolo, que foi estruturada no bairro São Ciro II e ocupa o espaço do Mutirão desde julho do ano passado, possui cerca de 280 estudantes, sendo a maioria matriculada no turno da manhã. A Atiliano Pinguelo, que originalmente foi erguida no bairro De Zorzi, está no espaço desde 2019 e conta com cerca de 130 alunos. Ambas as instituições aguardam a construção de novas estruturas nos bairros de origem.