Correção: A romaria em honra aos 50 anos da morte do Frei Salvador Pinzetta será no dia 19 de junho em Flores da Cunha e não neste domingo. A informação incorreta permaneceu publicada das 17h21min dessa sexta-feira (10) até as 10h03min deste sábado (11). O texto já foi corrigido.
O altar da Igreja dos Capuchinhos, localizada no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, recebeu na sexta-feira (10) uma prévia da tradicional confecção dos tapetes coloridos alusivos à celebração de Corpus Christi. O trabalho, que foi realizado ao longo da tarde pelas mãos de quatro voluntárias, homenageia os 125 da presença franciscana no Rio Grande do Sul. Além disso, visa sensibilizar a comunidade para contribuir com a concretização do Recanto da Compaixão Frei Salvador, idealizado pelo Frei Jaime Bettega, que pretende acolher 125 idosos em situação de vulnerabilidade. A reforma da antiga sede do INSS está prevista para ser concluída em 2023. O tapete ficará montado no local, pelo menos, até a próxima quarta-feira (15).
Segundo Rosalina Cappellaro Andreazza, voluntária na coordenação dos embaixadores do projeto — que buscam captar recursos junto à comunidade — o Recanto assinará dois tapetes que serão montados em Flores da Cunha, na próxima quinta-feira (16), dia de Corpus Christi: um deles será referente aos 80 anos da Província São Francisco de Assis no RS, que também é comemorada em 2022; e o outro, terá o mesmo padrão do confeccionado na Igreja dos Capuchinhos de Caxias, pelos 125 anos da missão no Estado.
— A ideia é ilustrar a solidariedade e a compaixão que move a todos nós para a concretização deste lar. Este montado hoje tem um círculo de bonecos confeccionados pela, também voluntária, Mara Couto, e que representam a diversidade — afirmou Rosalina, mais conhecida como enfermeira Rosa.
A ação em Caxias do Sul também teve o fundamental envolvimento de outras duas embaixadoras de Flores Da Cunha: Bárbara Sandi e Silvana De Carli.
A participação em Flores da Cunha, segundo ela, tem um significado especial, por tratar-se da cidade onde viveu o Frei Salvador Pinzetta, religioso que dá nome ao abrigo e que passa, atualmente, por processo de beatificação junto ao Vaticano, em Roma. Os 50 anos da morte dele serão marcados por uma romaria que ocorre no dia 19, em Flores da Cunha.