O ensino remoto adotado pelas escolas tem sido desafiador especialmente porque muitos estudantes sequer têm aparelhos eletrônicos para acompanhar as aulas. Pensando nisso, o LEO Clube de Antônio Prado lançou a campanha "Conectando o Futuro" para arrecadar celulares, tablets e computadores usados. Até esta segunda-feira (22), oito aparelhos foram doados e a campanha continua para suprir o total de 200 estudantes de quatro escolas da cidade.
— A gente sempre soube que o ensino remoto seria uma dificuldade, principalmente aos jovens carentes. A partir do momento em que tomamos ciência que a pandemia não iria acabar tão cedo, resolvemos fazer alguma coisa em relação a tudo isso. E em agosto de 2020, começamos os planejamentos e a execução — afirma Yasmim Arsego, tesoureira do LEO Clube e coordenadora da campanha.
Segundo ela, um levantamento naquele mês identificou que 200 estudantes de quatro escolas da cidade não tinham aparelhos, sendo a maioria deles, 160, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, que fica no bairro Aparecida. As outras três escolas que também constam no levantamento são a também municipal João XXIII, além das estaduais Professor Ulisses Cabral e Irmão Irineu.
A coordenadora relata que, desde o início, a campanha conta com a parceria de duas lojas da cidade — PlayTech e Rech Center. Posteriormente a Nol Info passou a prestar serviços e, agora, as três lojas são ponto de coleta das doações e realizam, gratuitamente, a formatação ou eventual conserto nos aparelhos antes deles serem encaminhados aos novos donos por intermédio do LEO Clube.
— Destinamos de forma igual para as escolas e eles determinam quem vai receber primeiro, conforme critérios como a dedicação do estudante e a necessidade que ele apresenta. Queremos que estes aparelhos sejam, de fato, aproveitados — destaca a voluntária.
Apesar do início da campanha ter sido um tanto difícil — ainda longe de atingir a demanda total — a iniciativa vem ganhando visibilidade nas últimas semanas desde que passou a contar com a ajuda da prefeitura e de nove apoiadores que agora colaboram com a divulgação.
A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Antônio Prado, Luciana Chiele, reconhece ser alto o número de crianças e adolescentes que acabam não participando das aulas remotas pela falta de aparelhos.
— Há famílias com quatro crianças e adolescentes e apenas um smartphone na família, por exemplo, motivo pelo qual iniciativas como esta campanha do LEO Clube de Antônio Prado são de fundamental importância. Entendemos que a educação é um dever do Estado e da família, porém, deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade — relata Luciana.
Ela afirma que a prefeitura, com apoio da Câmara de Vereadores, está providenciando o acesso à internet para famílias de baixa renda com filhos matriculados nas escolas municipais (uma vez que o governo estadual já providenciou acesso à internet para alunos e alunas das escolas estaduais). O início do processo licitatório está previsto para ocorrer nesta semana.
"Agora melhorou", diz estudante contemplada
No primeiro domingo de março, dia 7, duas estudantes da Escola Nossa Senhora Aparecida receberam aparelhos doados pela comunidade. Uma delas foi Sophia de Souza Duarte, 11, que cursa a distância o 5º ano do Ensino Fundamental. Moradora do Aparecida, ela dependia de um celular emprestado pela madrinha, Cibele Michelon de Souza, 32.
— No ano passado, ela tinha aulas à noite, então era tranquilo, mas neste ano os encontros estão sendo pela manhã, acabava indo trabalhar sem o telefone pra que ela pudesse utilizar pras aulas — relata Cibele, que trabalha como auxiliar de produção em uma indústria da cidade.
Tanto ela quando a afilhada entendem que a alternativa de retirar as atividades na escola e realizá-las sem a orientação do professor não é suficiente para um aprendizado adequado, ainda que também considerem o ensino remoto longe do ideal.
— Aprendi bastante coisa, mas ainda é complicado a distância. Com o celular que ganhei, melhorou, mas hoje estou com o da minha "dinda" de novo, porque precisou de um conserto de novo, está com a bateria viciada — relatou Sophia após mais uma aula no final da manhã de segunda-feira (22).
COMO COLABORAR
Aparelhos de celular, tablets e notebooks podem ser doados nas lojas parceiras da campanha:
Nol Info
Endereço: Rua General Vargas, 29
Contato: (54) 3293-2403
PlayTech
Endereço: Avenida dos Imigrantes, 540
Contato: (54) 99186-3437
Rech Center Informática
Endereço: Avenida Valdomiro Bocchese, 666, sala 102/107
Contato: 54 3293-2921