O edital do governo federal, lançado na quinta-feira (12), para contratar médicos para auxiliar no atendimento de casos de coronavírus prevê a contratação de 19 profissionais para Caxias do Sul. No total, serão 486 destinados para o RS e 5.811 em todo o país. A previsão é de que eles passem a atuar a partir de 7 de abril.
Em Caxias, o único município da Serra contemplado, o reforço será direcionado para 16 postos de saúde (confira abaixo). A carga horária dos médicos será de 40 horas semanais nas Unidades Básicas de Saúde, em contratos de um ano. Apenas médicos com inscrição em conselhos regionais de medicina podem participar. Pelas regras do governo, a prioridade é a contratação de especialistas em medicina da família e comunidade.
Leia mais
Espetáculo com Nathalia Timberg em Caxias é cancelado devido a resfriado da atriz
Agências de turismo de Caxias do Sul têm queda de faturamento devido ao coronavírus
Secretário da Saúde de Caxias descarta suspensão de eventos como forma de contenção do coronavírus
Segundo a diretora da Rede de Atenção Básica de Caxias do Sul, Patrícia Farina, a ideia é utilizar esses médicos para repor o quadro. Levantamento da Secretaria Municipal da Saúde mostra que faltam 49 médicos para atendimento na rede básica e 28 Unidades Básicas de Saúde têm a demanda de profissionais não atendida.
— Ainda aguardamos os profissionais que foram chamados no concurso. Eles têm preferência na escolha do local de trabalho, mas a nossa ideia é utilizar os primeiros que estiverem aptos, independente da forma de entrada, para suprir a nossa demanda — explica Patrícia, em nota divulgada pela secretaria.
Postos de saúde contemplados pelo governo federal em Caxias: Campos da Serra, Diamantino, Santa Fé, São Caetano, Desvio Rizo, Mariani, Parque Oásis, Fátima Alta, Esplanada, Tijuca, Serrano, Vila Lobos, Vila Ipê, Santa Lúcia do Piaí, Vila Seca e Vila Cristina.