O Roteiro Caminhos de Caravaggio poderá ser percorrido como complemento ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A apresentação da parceria vai ocorrer no próximo dia 8 de novembro na Festuris, feira de turismo que ocorre em Gramado. Os documentos que oficializam o credenciamento junto ao roteiro europeu, porém, já estão assinados.
Leia mais
Em menos de cinco meses, roteiro Caminhos de Caravaggio chega à marca de 100 peregrinos
Percurso de fé e aventura une santuários de Caravaggio na Serra
Prefeituras da Serra assinam protocolo para formalizar o roteiro Caminhos de Caravaggio
Três ciclistas são os primeiros a percorrer oficialmente os Caminhos de Caravaggio, na Serra
A complementação vai permitir que os peregrinos recebam o certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela percorrendo parte do trajeto na Serra. O complemento valerá para o trajeto "A Coruña", que integra o chamado caminho inglês, trecho final do roteiro espanhol. Esse trajeto tem extensão de 75 quilômetros, mas o certificado de conclusão do Caminho de Santiago de Compostela é concedido somente a quem percorre, no mínimo, 100 quilômetros. Dessa forma, quem cumpriu o Caminhos de Caravaggio poderá utilizar a experiência para complementar os 25 quilômetros restantes.
Para aproveitar o benefício, o peregrino deve solicitar um passaporte para a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs). O contato pode ser realizado pelo site acasargs.com.br. É preciso informar as passagens aéreas e outros dados que comprovem que o roteiro europeu de fato será percorrido. Com o documento em mãos, é preciso percorrer os 200 quilômetros do Caminhos de Caravaggio.
— Pode fazer o roteiro inteiro ou fracionado, mas tem que ter todos os carimbos — afirma o vice-presidente da entidade, Gilberto Adami.
Conforme Adami, a ideia de tornar o Caminhos de Caravaggio complementar ao de Santiago de Compostela surgiu ainda durante as discussões para oficializar o roteiro da Serra. A aposta é que a parceria ajude a ampliar a divulgação.
— É uma forma de trazer pessoas para conhecer principalmente o interior. Muita gente vai fazer o Caminhos de Caravaggio como preparação àquela jornada — projeta.
O Caminhos de Caravaggio foi lançado oficialmente em maio e liga o santuário de Caravaggio de Canela ao de Farroupilha. O trajeto passa ainda por Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul. O roteiro também conta com emissão de certificado, que pode ser obtido carimbando outro passaporte, que não tem relação com o de Santiago de Compostela. O ofício pode ser obtido nas secretarias de Turismo dos municípios envolvidos e nos santuários.