O temporal que se iniciou por volta das 16h e durou cerca de 40 minutos causou vários estragos no interior de Caxias do Sul.
Na Rota do Sol, no km 152, no trevo de acesso a Santo Homo Bom, houve deslizamentos de terra, que deixaram o trânsito em meia pista. Um pouco mais a frente, no mesmo trecho, mais deslizamentos de terra foram registrados próximo à pista.
Leia mais:
>> Temporal causa estragos no interior de Caxias do Sul
Segundo o subprefeito de Fazenda Souza, Gilmar Bascheira, todos estes pontos foram bloqueados, mas a remoção de árvores e acertos nas pistas só serão retomados pela manhã, ninguém deverá passar pelos locais à noite.
- Esperamos os bombeiros e não vamos agir até amanhã pela manhã. Tudo está sinalizado para aqueles motoristas que estiverem por aqui - destaca o subprefeito.
Os locais mais afetados pelo temporal são Santo Homo Bom, São Braz e São José da 6ª Légua. A subprefeitura de Fazenda Souza interditou uma ponte que teve a estrutura danificada pelo curso d'água, conhecido como Rio da Cruz, que transbordou. A travessia fica na Rua Domingos Mazzochi, que liga a comunidade de São Braz a São José da 6ª Légua. A ponte teve a estrutura danificada e parte do asfalto foi arrancada. A força da água levou as laterais da ponte e fez com que parte do asfalto desmoronasse. A ponte fica a 50 metros da Capela de São José.
Mesmo com o perigo, pelo estado da estrutura, alguns veículos ainda fizeram a passagem pela ponte. Um deles foi o morador Aclessio Molon, dono de uma propriedade que fica próximo da estrutura.
- Moro a 500 metros da ponte e estou preocupado porque meu açude estourou e tenho cavalos na propriedade. Tenho que ver o que aconteceu por lá - disse o morador.
Perto dali, quatro árvores foram arrancadas e caíram sobre a estrada, obstruindo totalmente a passagem de veículos. Ainda em São José, em dois pontos da estrada, eucaliptos e postes caíram e obrigaram os motoristas a retornarem.
-Moro logo aí em frente e não poderei passar. Vou esperar meu marido e retornar para o estacionamento onde trabalho no Centro - afirmou Sonia Cantle, moradora de São José da 6ª Légua.
Equipes do 5º Batalhão de Bombeiro Militar já trabalham no local, assim como servidores com máquinas da subprefeitura. A RGE, concessionária de energia elétrica na região, também foi acionada porque a rede foi atingida, deixando os moradores sem luz.