Os primeiros dias de vacinação contra a gripe na rede pública de saúde têm alta procura nos municípios da Serra. Em Bento Gonçalves, restavam apenas 1.500 doses na manhã desta terça-feira. O município recebeu 14 mil vacinas para o início da campanha, na segunda-feira. Novas vacinas só devem chegar ao município a partir da quarta-feira. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), que atende a Serra e a municípios próximos, espera uma remessa de pelo menos 40 mil doses, que vão para 22 cidades - as demais já receberam a totalidade das vacinas previstas.
As doses serão distribuídas proporcionalmente por município. Ainda sem definição do número exato, Caxias do Sul deve receber uma quantidade expressiva já que tem a maior meta de imunização da região, 115 mil pessoas. Na segunda-feira, foram 15 mil pessoas imunizadas na cidade. É cerca de 30% do total disponibilizado para o início da campanha. Segundo a Secretaria da Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda têm vacinas.
Farroupilha também ainda oferece a imunização em todas UBSs, apesar da alta procura na segunda-feira. Apenas no posto de saúde central, o principal do município, foram 750 doses aplicadas. A Secretaria Municipal da Saúde recebeu cerca de 6 mil vacinas até agora.
A responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações da 5ª CRS, Ana Maria Rocha, diz que existe uma preocupação em garantir a imunização no sábado, quando ocorre o dia de intensificação da campanha. Segundo ela, a chegada de mais vacinas depende do Ministério da Saúde.
Clínicas particulares
Na rede particular, são poucos os postos de vacinação que ainda têm doses. Nos que há, as vacinas já estão acabando. Em Vacaria, a Clínica de Vacinas Prevenir deve receber cerca de 200 doses nesta quarta-feira, mas há lista de espera pela vacinação.
No município de Bento Gonçalves, o centro de vacinação do Tacchimed não tem mais vacinas e nem previsão de receber. Até as 10h desta terça, a clínica Vaccinare contava com cerca de 100 doses.
Em Caxias do Sul, a medicina preventiva do Fátima Saúde e da Unimed não tinham doses da vacina. Na manhã da última sexta-feira, a Unimed recebeu mil doses, que acabaram em duas horas.